-
Arquitetos: MUOTO
- Área: 4097 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Maxime Delvaux
-
Fabricantes: Bega, Holcim, Knauf, Reyners
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma instalação pública, situada no novo campus de Paris-Saclay. O edifício abriga uma mistura de atividades, incluindo instalações desportivas interiores e exteriores, um restaurante, café e vários espaços públicos. O projeto é organizado verticalmente com suas diferentes atividades superpostas entre si, utilizando a cobertura como um pátio panorâmico para jogos de futebol e basquete. As diferentes áreas estão conectadas por uma escada aberta que permite acessos independentes. O edifício se torna um espaço púbico vertical, acessível a todos os visitantes do campus.
É uma instalação compartilhada, que encoraja o encontro de várias pessoas que vivem próximas umas das outras, mas raramente se encontram. O restaurante, cafeteria e atividades esportivas são disponibilizados para estudantes, funcionários, professores e pesquisadores. O objetivo é criar um ponto de encontro para todos, misturando atividades que são geralmente separadas.
O edifício foi concebido como uma estrutura mínima, utilizando materiais ásperos, técnicas robustas e duradouras. A tecnologia é usada minimamente para fornecer um lugar que durará no tempo, sem necessidade de manutenção complicada.
Em resposta ao baixo orçamento de construção, o detalhamento foi mantido no mínimo. Esta abordagem econômica permitiu a inclusão de uma generosa praça pública, assegurando uma ligação pedonal com os edifícios acadêmicos existentes junto ao local. A configuração vertical do edifício fornece uma implantação mínima.
Descrição do Produto. Os principais materiais utilizados no edifício são vidro e concreto. As fachadas de vidro são caracterizadas por grandes portas deslizantes de alumínio com trilhos triplos. As vigas de concreto foram pré-fabricadas e moldadas em moldes industriais, enquanto as colunas de concreto foram fundidas no local.