Visionando a orla portuária como uma extensão do centro de cidade, o projeto intitulado "Paisagem Marítima de pedra calcária", projetada pelo jovem escritório dinamarquês Schauman & Nordgren Architects foi nomeada a vencedora de um concurso de desenho urbano para a cidade de Pargas, Finlândia.
A proposta foi selecionada por sua "análise aprofundada da cidade, sua história, estrutura, caráter, potencialidades e desafios", em resposta ao desenvolvimento da área como novo pólo residencial e porto funcional. A competição introduziu a noção de manter a identidade marítima dominante de Pargas, ao mesmo tempo que reforçava o caráter da cidade com vários elementos urbanos, como hotéis, uma praia, saunas e escritórios.
"Será o lugar em Pargas onde você vai querer tomar um sorvete no cais, a bela vista, jogar tênis ou mergulhar no mar depois de desfrutar do calor da sauna", diz o co-fundador Jonas Nordgren.
O masterplan cria um "loop urbano" na forma de um bulevar de praia, conectando a rua e os espaços públicos com os da própria orla portuária. Pedestres são convidados a explorar a variedade de novos espaços de lazer em que o escritório cunhou como "uma sequência de pérolas", funcionando como uma extensão natural da cidade.
Uma nova lógica composicional também foi apresentada, inspirada na paisagem de uma pedreira de calcário vizinha. Áreas de atividades, incluindo parques infantis, quadras esportivas e cais foram derivadas da identidade natural única da pedreira dentro de um ambiente construído pelo homem.
Arquitetos
Equipe de Projeto
Ted Schauman, Jonas Nordgren, Sara Zapotoczna, Ludvig HoltenäsColaboradores
Schauman ArkkitehditAno do projeto
2017Fotografias
Notícia via: Schauman & Nordgren Architects.