Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é um refúgio de praia para uma família que vive na agitação dos grandes centros urbanos. Ao mesmo tempo faz um resgate ao trabalho do pai de proprietária, que ao longo dos anos adquiriu tijolos maciços que outrora fizeram parte de casas tradicionais da cultura germânica na Serra Gaúcha.
A conexão entre o passado e o presente se estabelece na fusão do concreto aparente com o tijolo de demolição. O aspecto bruto do concreto aparente complementa a rusticidade do tijolo. A Casa tira partido do lote abrindo-se para o fundo onde se encontra um lago que pode ser visto já a partir da porta principal.
No térreo desenvolvem-se as atividades sociais em ambientes totalmente integrados. De forma mais privada, a suíte térrea é destinada aos hóspedes. No pavimento superior encontra-se o restante da área íntima da residência, para um melhor aproveitamento do terreno, o abrigo dos carros encontra-se descolado do corpo da casa permitindo um jardim entre ele e a escada. A solução formal do projeto é marcada pelo jogo de volume de concreto aparente, tijolo de demolição e planos de vidro, ora em contraste e oposição, ora em harmonia e alinhamentos de planos.
O contato com a água do lago é estabelecida através de um generoso deck de madeira, que amplia o pátio de fundos funcionando como a extensão da varanda e do living. A conexão entre o living e a generosa varanda foi uma das premissas do projeto, permitido através de grandes folhas de esquadrias de PVC pretas. O espaço aberto da casa é complementado por uma churrasqueira tipo parrilla uruguaia e um spa compondo o espaço de transição interior/exterior como um dos mais utilizados da casa.
Os interiores são contemporâneos com tons neutros e uma leveza própria para o clima de casa de praia. Para ter um controle total do processo criativo e do resultado final, o escritório envolveu-se não apenas com o projeto, mas administrou toda a construção da casa. Em uma obra onde os materiais são os grandes protagonistas, um alto grau de detalhamento e presença constante na obra foi necessária, desde selecionar e classificar cada tijolo e paginar as tábuas de madeira para as formas do concreto aparente.
O desafio do projeto foi fazer uma casa contemporânea utilizando um material carregado de história e personalidade como o tijolo unido com a força e a brutalidade do concreto aparente. O resultado é uma casa que alinha os traços brutalistas do concreto aparente com a domesticidade característica trazida pelo tijolo.