A Antiga Igreja de Vilanova de la Barca
A Antiga Igreja de Vilanova de la Barca (Lleida, Espanha) é um edifício gótico do século XIII que foi parcialmente demolido em 1936 por causa dos bombardeios da Guerra Civil Espanhola. Desde então, a igreja estava em um estado geral de ruína preservando apenas sua abside, alguns fragmentos das naves e da fachada ocidental.
O objetivo principal do projeto foi a restauração da aparência original da igreja e sua transformação em uma nova sala polivalente. A parte mais importante desta intervenção centrou-se nos elementos de cobertura. O projeto estabelece uma nova fachada de tijolo com base numa textura de rede e um novo telhado de telha árabe galvanizada. Todo o sistema é concebido como uma nova concha de cerâmica arquitetônica que é suavemente apoiada sobre os restos das antigas muralhas.
Desde o exterior, a percepção da antiga igreja é restaurada, enquanto em seu interior, o projeto intensifica a entrada de luz natural devido às novas janelas, ao novo pátio proposto ou graças às paredes de brancas que foram introduzidas. Assim, o projeto estabelece um diálogo arquitetônico entre o antigo e o novo, passado e presente.