- Área: 100 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:María José Pedraza
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há dez anos este projeto não seria possível. Primeiro, porque não existia uma abertura social e cultural como a atual. Segundo, porque o mercado não era suficientemente grande para que uma marca decidisse ir mais além de uma simples loja nacional e tentasse criar uma experiência em torno de sua identidade e produto.
PIRANHA © é uma marca reconhecida pela qualidade e especificidade técnica dos seus produtos vegetais para o cultivo indoor. Historicamente, a relação da marca com os consumidores foi mediada seja por terceiros (venda em outras lojas) ou pela internet, através da venda online. Transitar de uma relação virtual ou mediada por terceiros a uma relação direta em uma loja da marca é uma oportunidade para criar uma experiência em torno da identidade e dos valores de PIRANHA ©.
Desde a arquitetura, se define uma estratégia de aproximação entre o usuário e a marca. No exterior, se desenha uma fachada negra, neutra e simples, atravessada por uma grande vitrine que, longe de mostrar os produtos, procura seduzir os sentidos e a curiosidade. A vitrine tem 1,15m envidraçados por ambos os lados onde se monta uma cena, uma "paisagem impossível" que pode ser modificada e renovar sua proposta periodicamente.
Antes de entrar na loja, se considera um saguão, uma galeria intermediária, tipologia recorrente do comércio da área (Providência), que permite uma instância prévia e não comprometedora onde as pessoas têm a possibilidade de indagar e receber informações sobre os produtos e as ofertas da loja sem se sentirem comprometidas ou expostas. Por muito avanço cultural que haja, ainda persiste uma carga estigmatizante que algumas pessoas preferem evitar e que a arquitetura reconhece e acolhe no simples gesto de configurar um espaço intermediário entre a rua e a loja.
Já no interior, o espaço central de pé-direito duplo é ocupado com barracas da marca e com três módulos de madeira que exibem produtos de menor tamanho como sementes e apetrechos. Cria-se neste lugar um ponto de contato do cliente com os produtos, seja em sua interação direta com os acessórios e artefatos expostos, assim como no tratamento dos "objetos de desejo" que se gera ao expor algumas peças no módulo central.
Em direção a parede leste, voltada para a vitrine, está um longo móvel que se projeta para a galeria intermediária e define a área dos caixas, atenção ao cliente, entrega de produtos e áreas de acesso restrito. Este móvel, em sua forma e localização, parece sustentar o mezanino sobre a galeria exterior que está destinado aos escritórios administrativos da loja e que, convenientemente, se torna uma sacada sobre o espaço central, dominando o lugar e as situações.
A loja, em seu conjunto, gera uma experiência que se distancia do recorrente discurso de apologia ao consumo de maconha e, em vez disso, eleva o nível onde a excelência técnica, o conhecimento científico e a produção de qualidade são reconhecidos como valores da identidade da PIRANHA ©.