- Área: 196 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ed van Rijswijk
Descrição enviada pela equipe de projeto. O anexo de madeira adjacente a uma casa de tijolos cria uma nova relação com seu entorno verde.
O projeto consiste numa grande transformação interior com um novo projeto e anexo na parte posterior da casa original.
A casa original foi reconstruída após a guerra em tijolos e com um telhado inclinado com telhas de cerâmica. Grandes árvores são dispostas na parte posterior do terreno criando uma charmosa paisagem ao redor da casa. O novo anexo abre a casa original para este cenário, criando um novo aspecto. São utilizados materiais naturais que se relacionam com o entorno, mantendo um claro contraste entre as peças existentes e as recentemente desenvolvidas.
No térreo, o anexo proporciona espaço adicional para um novo hall de entrada, que se abre para a rua através de grandes janelas, e uma adega. No exterior, a sala de armazenamento tem uma fachada de madeira com aspecto mais fechado.
Surgem três novos programas residenciais na parte posterior da casa (cozinha, dormitório e estúdio), que são empilhados e conectados por uma nova escada. Esta agrupação vertical gera como resultado uma extensão vertical na parte posterior, criando um novo diálogo com o existente.
Os novos dormitórios nesta parte da extensão tem janelas de piso ao teto, com vistas ao jardim. O dormitório no primeiro pavimento sobressai mais ao jardim, o estúdio no segundo pavimento é colocado atrás do volume elevado da escada. Esta segmentação rompe o alto volume da nova extensão e torna os espaços distintos no exterior.