-
Arquitetos: Barcode Architects, OMA
- Área: 12500 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Philippe Ruault
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca Alexis de Tocqueville é um edifício público da região metropolitana de Caen la Mer, na Normandia, França. A biblioteca multimídia de 12000 m² encontra-se na extremidade de uma península que se estende desde a cidade até o Canal Inglês. Sua posição chave - entre o centro histórico e uma área em desenvolvimento - enaltece a ambição de que a biblioteca se torne um novo centro cívico. A fachada de vidro provoca uma conexão visual com o parque adjacente. O caminho pedonal e a praça em frente ao mar são vinculados com o interior, que junto com dois grandes acessos no térreo, em ambos lados do edifício, permite uma interação fluída da biblioteca com seu entorno. Nos pavimentos superiores, o mirante urbano oferece vistas para as quatro direções.
O desenho do edifício, em forma de cruz, responde ao contexto urbano. Cada um dos quatro planos sobressalientes da cruz sinalizam um ponto de referência em Caen: os sítios históricos da Abbaye-aux-Dames ao norte e a Abbaye-aux- Hommes a oeste, assim como a estação central de trem no sul e uma nova área em construção ao leste. Ao mesmo tempo, a geometria da intersecção dos dois eixos está conformada pela lógica programática da biblioteca. Os quatro planos, que abrigam uma disciplina pedagógica separadas - ciências humanas, ciência e tecnologia, literatura e arte - reúnem-se em uma grande sala de leitura no primeiro pavimento, fomentado um fluxo máximo entre os departamentos. Este espaço principal da biblioteca encontra-se no centro da sólida cruz, definindo o desenho do edifício como uma oposição entre a massa e o vazio.
Como um centro cívico, onde as pessoas se reúnem e compartilham conhecimentos e informação, o espaço público se consolida como o núcleo do desenho da biblioteca. No acesso pelo térreo, há um grande espaço aberto com uma gráfica de impressão e pontos de entrada a um auditório com 150 lugares, um espaço de exposição e um restaurante com um terraço ao ar livre orientado ao passeio marítimo. O primeiro pavimento contem uma grande variedade de espaços de trabalho e leitura em conjunto com 120.000 documentos, de livros físicos a livros digitais, colocados um ao lado do outro nas estantes. A extensão digital das coleções físicas, integrada nas estantes, é uma das novas características multimídias da biblioteca. O último pavimento, por fim, está ocupado por um espaço para crianças, assim como escritórios e logística. O arquivo e as coleções históricas são armazenados em condições seguras no subsolo, protegidos da água circundante por uma inovadora membrana impermeável aplicada na face interior das paredes de concreto.