- Área: 3300 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Adrien Williams
-
Fabricantes: Maibec, Sylvania Lighting
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este local público está localizado no coração de Cap-aux-Meules, uma aldeia nas Ilhas da Magdalen, sobre as ruínas de uma fábrica de processamento de peixe que foi destruída por um incêndio. O objetivo deste projeto é conceder uma segunda vida a este local estratégico e criar um espaço de encontro para os transeuntes. A Place des gens de mer é uma iniciativa do Município de Ilhas da Magdalen visando homenagear os trabalhadores no mar.
As diversas características da praça foram estabelecidas nas fundações da planta anterior. A disposição do programa é reminiscente das cadeias de processamento da fábrica e longas tabelas de classificação. Apesar da sua localização estratégica, no centro da zona portuária, os arredores imediatos da praça não são muito acolhedores.
A ideia era que o lugar fosse fechado em si mesmo. Uma calçada de madeira a céu aberto circunda o local para garantir uma certa intimidade e orientar os transeuntes ao longo de um caminho de descoberta. A ondulação representa um mar tempestuoso. A praça apresenta uma ala de serviço, um mirante, uma zona de mercado público, um palco e uma ágora. Os balcões e bancadas de madeira salientes e oscilantes representam as docas.
A Place des gens de mer é parte de um projeto maior: Le parcours insulaire. Este local público é o primeiro de uma série de 12 sítios panorâmicos escolhidos por seu caráter fotogênico e sua importância para o patrimônio da região. Os outros locais ao longo do Parcours insulaire consistem em sinais, ajudas de interpretação e terminais interativos que contam a história do local. Na praça, o poema de um artista local te acompanha na viagem, enquanto os outros espaços tem um narrador contando as histórias. Cedro oriental e compensado naval são usados por sua resistência em ambientes salinos.