-
Arquitetos: COBE, LYTT, Vilhelm Lauritzen Architects
- Área: 20000 m²
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj - COAST
-
Fabricantes: Alumeco, EVERS, Egernsund Tegl, Velfac, Wienerberger
Krøyers Plads é um projeto de moradia multifamiliar de cinco pavimentos com uma importante localização no centro da zona portuária de Copenhague desenhado pelos arquitetos dinamarqueses Vilhelm Lauritzen Architects e COBE. O projeto, ganhador do prêmio Nordic Eco-label baseia-se em uma abordagem hiper-democrática e contextual na qual coberturas dobráveis e o peso arquitetônico criam um diálogo entre o antigo e o novo. Uma interpretação moderna e empática da singularidade arquitetônica dos antigos armazéns de Copenhague.
Krøyers Plads é um lugar significativo e se constitui em uma brecha nas faixas contínuas dos antigos armazéns perpendiculares ao porto, um campo de batalha política e arquitetônica durante mais de uma década. Até a escolha do projeto atual, muitas outras propostas arquitetônicas foram recusadas pelas organizações locais e políticas, por diversas razões.
Com uma localização privilegiada, frente ao Royal Playhouse, no Nyhavn histórico e junto ao melhor restaurante do mundo, Noma, o projeto consta de 105 apartamentos que vão de 79 a 250 m2. O térreo dos três edifícios abriga restaurantes, lojas e um supermercado. Krøyers Plads está rodeado por um passeio marítimo de madeira que se tornou um dos lugares favoritos para tomar sol no verão dinamarquês.
Uma abordagem hiper-democrática
Localizado entre armazéns industriais de 300 anos, o novo empreendimento está baseado nas limitações e exigências das vozes públicas da cidade e se define como uma interpretação moderna dos antigos edifícios tão característicos do porto de Copenhague.
”Os vizinhos foram convidados, por exemplo, para ajudar a definir a altura dos edifícios e selecionar os materiais - criando uma relação intrínseca dos novos Krøyers Plads com seu entorno. Em vez de inventar uma nova tipologia de construção, o projeto converteu-se em uma reinvenção daquela que já existe no local - o armazém industrial", afirma Dan Stubbergaard, fundador e diretor criativo de COBE.
O desenho está baseado em uma abordagem hiper-democrática. Uma narrativa arquitetônica que, através do diálogo com a comunidade local, se esforça em criar uma visão significativa dos antigos armazéns, como a expressão pesada, a altura do edifício e a materialidade, em parâmetros de desenho modernos que satisfaçam as demandas, tanto funcionais quanto climáticas.
O desenho de Vilhelm Lauritzen Architects e COBE começou em 2011. Em 2013, a construção foi iniciada e agora o moderno projeto residencial está finalizado e os novos moradores já foram recebidos no edifício.