Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma coleção centrada na arte americana e cerâmica, o Everson Museum existe como uma estrutura que é mais do que apenas um depósito para a arte. Projetado em 1968 por I.M. Pei, o edifício procurou desafiar a tipologia tradicional do museu através de sua forma inovadora, enquanto também existir como um objeto de arte moderna por si só. Pei concebeu o Everson como uma estrutura completamente aberta com acessos a seu interior a partir de todos os seus lados expostos.
O edifício é composto principalmente de quatro volumes opacos de concreto que rodeiam um átrio aberto onde os visitantes se deslocam para acessar as galerias. Uma biblioteca / lounge e um auditório existem como volumes separados que são acessados através do átrio.
Cada volume contém galerias de diferentes tamanhos e alturas que, quando vistas do exterior, conferem hierarquia ao conjunto geral de formas que compõem o museu. Um segundo pavimento em balanço adiciona mais diferenciação ao edifício da paisagem circundante.
Visitantes e luz natural adentram no edifício através de frestas entre os principais volumes do edifício. Assim como se pode interagir com todos os lados da escultura, o Everson atua como uma forma singular no pedestal da praça aberta que o rodeia.
A ambição escultórica do edifício também é evidente na forma do acabamento do concreto, com uma aparência bruta e estriada. O edifício aparenta ter sido trabalhado de forma semelhante à de algumas peças expostas nele.
Em contraste com a maneira pela qual Pei borrou a sequência de entrada no edifício, a forma como as galerias do segundo pavimento são acessadas é bem determinada. Uma grande escadaria espiral de concreto escultural leva os visitantes do edifício até um segundo nível de galerias com vista para o átrio central do edifício.
Passarelas de concreto conectam os volumes independentes que levam os visitantes de galeria a galeria através do átrio principal. Este promenade serve para objetificar cada galeria, agregando às ambições escultóricas do edifício.
A praça circundante do edifício também contém várias esculturas ao ar livre. Uma grande piscina é esculpida no chão. Esta zona exterior relaciona-se formalmente em linguagem e escala com o edifício para o oeste. Instalações de vídeo, um dos focos de sua coleção, são projetadas nas fachadas do Everson, animando seus volumes de concreto.
- Ano: 1968
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Fotografias:Jesse Ganes