Esta exposição no Museu de Serralves irá debruçar-se sobre os aspetos gestuais, formais e sociais da conceção de arquitetura de Matta-Clark, ou nas suas palavras, de "fazer espaço sem o construir.” Esta apresentação, composta sobretudo por obras do Gordon Matta-Clark Archive no CCA, irá apresentar fotografias, desenhos e documentos relacionados com os projetos mais importantes do artista, e também os seus filmes comerciais, assim como empréstimos importantes relacionados com a obra pioneira do artista.
A exposição irá explorar o singular sentido de Matta-Clark "dos vazios metafóricos, lacunas, espaços abandonados, lugares que não foram construídos.” A apresentação em Serralves está concebida à volta de uma série de verbos construtivos e destrutivos que definem a conceção do arquitetural do artista: cortar, separar, inclinar, partir, escrever, construir, desenhar, etc.
Além de materiais de arquivo e obras importantes deste artista, a exposição vai apresentar uma seleção de obras de outros artistas que criam um contexto para os cortes literais e metafóricos de Matta Clark, feitos sobre locais de reconstrução e de abandono e em contextos acentuadamente quer e de privação económica. Esta exposição continua a colaboração entre Serralves e o Canadian Centre for Architecture. Entre as colaborações anteriores contam-se as exposições "O Processo SAAL: Arquitetura e participação 1974-1976”, em 2015, e o "Arquivo de Álvaro Siza Vieira”, em 2016.
A exposição será acompanhada por uma publicação que destacará a abordagem concetual do artista à arquitetura e o seu importante contributo para o pensamento sobre o espaço (in)habitado. A exposição "Gordon Matta-Clark: Cutting, Splitting, Tilting, Writing, Building, Drawing, Eating” é coproduzida com a CULTURGEST, Lisboa, onde será apresentada em outubro de 2017.
- ONDE: Museu de Serralves
- QUANDO: De 05 MAIO 2017 - 03 Setembro 2017
Sobre GORDON MATTA-CLARK
Gordon Matta-Clark foi uma figura-chave no mundo da arte de Nova York no SoHo do final dos anos 1960 até sua morte prematura em 1978, e agora reconhecido como dos artistas mais influentes das últimas décadas. Ele nasceu em Nova York em 22 de junho de 1943, filho dos artistas Roberto Matta e Anna Clark. A infância de Matta-Clark foi passada em Nova Iorque, Paris e Chile e estudou arquitetura na Universidade de Cornell em 1963-68.
Title
SERRALVES MUSEUM PRESENTS ‘SPLITTING, CUTTING, WRITING, DRAWING, EATING… GORDON MATTA-CLARK’Type
ExhibitionWebsite
Organizers
From
05 de Maio de 2017 07:49 PMUntil
03 de Setembro de 2017 08:00 PMVenue
Serralves Museum of Contemporary ArtAddress