Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Aguada é uma pequena construção localizada ao lado da Ponte Suspensa de Valladolid, construída no séc. XIX. Ela continha uma maquinaria que bombeava a água capturada no rio Pisuerga até a estação de trem Campo Grande para as locomotivas a vapor. O surgimento dos trens elétricos a colocou em desuso, o que a transformou numa ruína.
Com o propósito de reabilitá-la como um restaurante, foi demolida quase completamente, exceto os muros de pedra. Foi construída uma estrutura de metal leve que ocupou metade da casa para instalar o programa do restaurante: a cozinha, banheiros e acesso ocupam o piso inferior dessa estrutura, enquanto a sala de jantar está localizada no pavimento superior. A outra metade da casa está completamente vazia para que o espaço interior original possa ser apreciado em toda a sua magnitude.
Procuramos lembrar a sua origem industrial através do uso de materiais: madeira, aço não tratado em estrutura e carpintaria, concreto polido nos pisos, instalações de ar condicionado em aço galvanizado.
O terreno é nivelado com cascalho de calcário. Uma área coberta é criada ao lado do armazém exterior, formando uma pérgola de pallets de madeira que realça o caráter industrial e proporciona sombra ao terraço, que é organizado em torno do poço existente.