Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto residencial 'Huaxi Mengxibitan' está localizado em Huaxi, um bairro em crescimento a 17km do centro da cidade de Guiyang, capital da província de Guizhou. O projeto iniciou em 2004, com a crescente expansão do distrito. Neste momento, especialmente na área de Guizhou, a construção e as habilidades técnicas eram muito básicas, por isso, os arquitetos tiveram que encontrar formas simples e alternativas para controlar a construção do projeto. Criou-se um modelo 1:1 no lugar, usando molduras de bambu. Isto ajudou a dimensionar a escala do projeto em relação ao entorno montanhoso. O posicionamento destes bambus também ajudaram a destacar pontos críticos, principalmente para as cimentações, devido às condições particularmente adversas do local e a composição do solo. A escolha em converter esta "rede e bambu" em um elemento concreto se deu, principalmente, devido a falta de habilidades construtivas, não permitindo o uso de molduras em aço. A forma do chamado "Rio do Sonho" se inspira na típica arquitetura informal de madeira do povoado de Guizhou.
A rede foi modelada na montanha, seguindo sua forma. O uso dessa malha simples ajudou os arquitetos a controlar o projeto. A repetição de somente um módulo origina um sistema que, por falta de habilidades, sofre levemente alterações. Mas os arquitetos estavam conscientes destes problemas e adotaram a malha exatamente para controlar o que não poderia ser controlado, permitindo erros que, ao final, resultaram em mudanças inesperadas e surpreendentes nos módulos originais.
A principal característica deste projeto residencial é seu complicado sistema de circulação. Rotas de bifurcação originaram diferentes tipos de pátios e diferentes níveis de privacidade. Os jardins são os espaços mais importantes na composição das residências de Huaxi Mengxibitan. Alguns possuem caminhos de água, outros são repletos de flores, outros são feitos com bambu. Alguns pátios estão atravessados por este sistema articulado de caminhos, alguns são criados por caminhos ao seu redor, outros são "cobertos" por pontes. As escadas também assumem um papel crucial em um projeto construído seguindo a forma da montanha. Algumas são vistas como conexões públicas abertas entre pátios, outras são mais privativas, fechadas entre paredes. Junto ao sistema de caminhos, que ajuda a criar espaços flutuantes entre residências, os pátios abertos em diferentes níveis geram diferentes experiências no decorrer do caminhar.