-
Arquitetos: SAA arquitectura + territorio; SAA arquitectura + territorio
- Área: 100 m²
-
Fotografías:Sergio Araneda
-
Fabricantes: Masisa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cabana está localizada no sopé dos Andes, perto de San Fernando, na cordilheira central do Chile.
A presença de rios e grandes copas de árvores constituem um ambiente natural com grande valor ecológico e paisagístico, conformando um lugar importante para a observação de aves como os papagaios Burrowing.
O conceito arquitetônico define a localização do terreno como a estratégia principal para conceber o layout. O edifício é colocado ao longo do lado virado a sul de uma colina, que inclina abruptamente em direção ao rio. Isto gera uma vista para o vale e deixa a parte posterior voltada para o norte.
Os dormitórios são projetados para o sul e incorporam as vistas primárias, enquanto os serviços sanitários são para o norte e a encosta, deixando um corredor interior que apresenta uma claraboia horizontal que enfrenta o norte, trazendo luz natural para todos os quartos.
As áreas mais comuns são integradas dentro de um espaço que liga o terreno inclinado e extensão geográfica do vale.
O exterior da casa possui espaços relacionados com a paisagem. No sul, a varanda voltada para o rio e o vale da montanha que serve como circulação exterior, e a plataforma de acesso virada para o leste, que olha para as grandes formações rochosas andinas.
A construção foi realizada por mão-de-obra local usando materiais básicos e de baixo custo. A estrutura é composta por uma base metálica sobre a qual é erguida a cabana de madeira, dimensionada para a estrutura e revestimentos.