WE Architecture + Erik Juul foram premiados com uma comissão para transformar um terreno vago em Jagtvej 69, Copenhague, em um jardim urbano e estrutura de moradia que poderia fornecer acomodações temporárias para pessoas sem-teto, ajudando-os a transformarem suas vidas.
Os arquitetos descrevem o projeto como um lugar "onde habitações e jardins [criam] uma plataforma para o encontro entre os moradores e os sem-teto, e um caminho para um novo começo".
Para facilitar essa interação, o projeto toma a forma de uma estrutura que aloja uma série de recipientes modulares, cada um designado para suas próprias atividades específicas. Além de dormitórios, os recipientes forneceriam uma ampla gama de atividades, tais como cozinhas, salas de jantar, escritórios, salas de estar, e até mesmo um estúdio de ioga.
Os arquitetos acreditam que envolvendo os membros temporários da comunidade com essas atividades irá ajudá-los a melhorarem sua posição profissional e social, aprimorando a comunicação com as autoridades e permitindo-lhes cuidar da sua saúde física e mental. Com a adição de jardins comunitários e espaços para eventos semi-públicos, a proposta oferece ao bairro um novo local de encontro social que todos podem usar.
Baseado em um sistema de andaimes simples, o conceito é para a estrutura ser flexível, com a capacidade de adicionar novos recursos e mudar de acordo com as necessidades. No futuro, o projeto poderá ser completamente desmontado e levado para um novo local que precise de ajuda.
"O projeto terá uma contribuição visual positiva para o bairro - um marco de referência para as pessoas com iniciativas sociais e ambientais sustentáveis", explicam os arquitetos. "A visibilidade visa sensibilizar a iniciativa, em termos de atrair novos usuários para o bairro, mas também voluntários e residentes atuais."
Notícia via WE Architecture.
Arquitetos
WE ArchitectureLocalização
Jagtvej 69, 2200 København N, DinamarcaColaboradore
Vendepunktet, UBA studio, Erik JuulEquipe de Projeto
Marc Jay, Julie Schmidt-Nielsen, Barbara Drud Henningsen, Alicja Szczęśniak, Josefine Rita Vain Hansen, Thea Gasseholm, Corrado Galasso, Eleonora Giovannardi, Alexandru PavelTipo
Habitação temporária para sem-tetos e jardins urbanosÁrea
2000.0 m2Ano do projeto
2017Fotografias
Cortesia de WE Architecture
Proposta vencedora de WE Architecture combina espaços verdes com habitação social em Aarhus
Um concurso para um novo complexo de habitação social em Aarhus, na Dinamarca, foi vencido por WE Architecture, em colaboração com o escritório local JWH Arkitekter e encomendado pela Ringgaarden, uma organização de habitação dinamarquesa. Intitulado "Saltholmsgade", a proposta vencedora é uma reinterpretação das tipologias históricas de habitação de Aarhus ao longo de Hjortensgade, criando espaços comuns modernos e verdes.