Em 1855 o alemão Carl Schlickeysen tornou pública sua patente "Universal Patent Brickmaking machine", a primeira máquina destinada a fabricar tijolos por extrusão de maneira industrial.
SCHLICKEYSEN é um sistema de mobiliário modular que funciona a partir de dois módulos de suportes metálicos e blocos cerâmicas para lajes de tamanho padronizado. A partir desses três elementos pode-se criar todo o tipo de configurações; mesas de pique-nique, bancos, arquibancadas, topografias; mediante o simples empilhamento dos suportes metálicos e o uso dos blocos de laje como superfície horizontal de apoio.
Descrição dos arquitetos. SCHLICKEYSEN é o primeiro protótipo da linha de pesquisa 'Bovedilla Series' com o qual ENORME Studio vem trabalhando com o fim de promover o uso de cerâmica industrializada aplicada ao mobiliário.
O primeiro protótipo foi desenvolvido para o Centro Cultural Conde Duque, em Madri, primeiro como mobiliário temporário para abrigar as distintas atividades do Gastrofestival 2017, desenvolvidas ali mesmo e depois como parte do mobiliário permanente do local.
A série aposta na sustentabilidade dos materiais e no trabalho artesanal. As peças cerâmicas são parte do estoque da empresa Grupo Díaz Redondo e CRRSA metais, ambas a poucos quilômetros de Madri.
Designers: ENORME Studio
Colaboradores: Elise Weegels, Derek Oliveira, Bennedikte Vefling, Catherine Grillo, Sofía Martínez
Construção: CARRSA + ENORME Studio
Cliente: Centro Cultural Conde Duque, Madri
Fotografias: Javier de Paz García