A casa HC faz parte de um plano ordenador para a implantação de uma pequena comunidade familiar em um terreno semi-rural em um condomínio nas montanhas em torno de Belo Horizonte.
A casa é a construção inicial de um conjunto de edificações, já projetadas e a serem construídas, que inclui, além dela, salão para cozinha central, três pequenas casas individuais, espaço para pratica de yoga e fisioterapia e garagem.
Na intenção de lograr um sistema construtivo ágil, leve e econômico adota-se uma tecnologia híbrida contendo estrutura em troncos de eucalipto, coberturas em telhas industriais termo-acústicas, lajes pré moldadas com blocos cerâmicos e vigotas de concreto, e fechamentos em alvenaria e vidros.
A Integração com o entorno e uma clara definição das áreas íntimas e públicas foram o ponto de partida para a concepção da casa. Assim os espaços de convívio e serviços ficam no 1o andar, sob o pé-direito duplo ou sob a laje. No 2o andar estão a suíte do casal e dois estúdios polivalentes, cada um com sua sacada panorâmica.
Este projeto procura atualizar a imagem da tradicional casa rural mineira, adicionando à usual estrutura de madeira, aspectos contemporâneos tais como o pé direito duplo, os planos panorâmicos em vidro, o uso de materiais industriais, uma implantação que a faz flutuar em parte sobre o terreno natural e um volume final que integra de forma própria seu interior com a natureza externa da área.