![](https://images.adsttc.com/media/images/58e4/c3c2/e58e/ceb8/1100/023e/newsletter/2016_Architecture_Commission__photo_by_Peter_Bennetts_0102.jpg?1491387322)
- Área: 370 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Peter Bennetts, Sean Fennessy, Peta Michaelides
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Fabricantes: Oxley Nets, Remax
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Você sempre desejou…?
2016 NGV Comissão de Arquitetura: M@ STUDIO Architects
Você desejou correr no meio de toda aquela espuma das máquinas automáticas de lavar carros? Você faria isso se não houvesse outro carro esperando?
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![](https://images.adsttc.com/media/images/58e4/ca85/e58e/ceb8/1100/0256/newsletter/NGVArchitectureCommission_M__Studio_Architects_Floor_Plan.jpg?1491389046)
O projeto intitulado "Você sempre desejou ...?" é um pavilhão temporário e foi o vencedor de um concurso nacional em duas fases realizada em 2016 pela National Gallery of Victoria (NGV). A primeira fase do julgamento foi anônima e recebeu 93 propostas, com cinco arquitetos selecionados para prosseguir à segunda fase. O edital do concurso pediu que os arquitetos "considerassem maneiras inovadoras de ativar um dos grandes espaços cívicos de Melbourne, o Grollo Equiset Garden, com um trabalho de arquitetura efêmera que provocasse reflexões.
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"Você sempre desejou ...?" é sobre imaginar uma possibilidade e sobre a exuberância do sentir. O pavilhão é um experimento conduzido por dois longos projetos de pesquisa desenvolvidos no curso de Arquitetura da RMIT, "Realismo Suburbano", liderado por Dean Boothroyd e Mark Jacques, que explora novos modelos para a expressão do cívico através do desenho urbano nos futuros subúrbios de Melbourne e ideias em torno da "desmaterialização" e do "objeto incerto", liderado por Vivian Mitsogianni. O projeto reúne essas idéias com a ambição de ver as possibilidades que surgem, com um foco tanto nas ideias quanto na qualidade da experiência resultante.
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O projeto pergunta uma série de "e se"? E se a escala dos subúrbios se materializasse no pátio da NGV? Neste caso, uma lavagem de carro suburbana é transplantado em escala 1:1, como tipologia no contexto da cidade. E, então, há uma transformação material ou "não material" - tornando-se fantasmagórica - mas apenas algumas vezes e apenas de alguns pontos de vista. Então isso é uma loucura no jardim? Ou será isso o que os subúrbios pareceriam se, por algum motivo, as ruas fossem cobertas de grama? Ao invés de fornecer um objeto no jardim que possa ser claramente compreendido a partir de um ponto de vista, exploramos o "objeto incerto", que pode ser compreendido de maneiras diferentes dependendo de onde é visto, e que contém vários efeitos imersivos. Pavilhões geralmente ficam vazios quando não são programados. Neste projeto há um convite para participar e interagir. Você passa a querer se movimentar porque ele constantemente muda dependendo de onde você está. Queríamos criar momentos em que você acharia que sabia o que era o projeto e, então, encontraria algo inesperado ou surpreendente, o que significaria que as coisas não faziam muito sentido e, por isso, poderiam parecer familiares, mas também de outro mundo e estranhas.
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Materiais banais, familiares e prontamente disponíveis são usados e reconfigurados como "ornamento saturado". Cada parede é composta por quatro camadas de rede de críquete, com os padrões ligeiramente mudando ao passar por eles, constantemente escondendo ou revelando. O objeto oscila de altamente permeável em alguns pontos (onde as paredes parecem desaparecer e você vê através do teto e paredes), a cada vez mais denso e sólido em outros pontos, como quando as redes se sobrepõem em seu campo visual. A incerteza da superfície é potencializada pela névoa que aparece periodicamente em uma das baias.
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No pavilhão, uma saturação de diferentes condições podem coexistir oferecendo um estado curioso que não faz absolutamente nenhum sentido. Ele pergunta "e se ...?". E se a escala dos subúrbios pousasse no pátio da NGV? E se a arquitetura pudesse se desmaterializar? Como parece uma condição incerta? Como nos sentimos em relação a ela? Que alegria podemos tirar de uma abundância de camadas sobrepostas, redes de críquete, névoa, permeabilidade visual e efeitos visuais fantasmagóricos? E se as ruas fossem feitas de grama sintética rosa? E se você estivesse dentro de um lugar parecido com uma gruta vermelha translúcida? E se a arquitetura tremesse ligeiramente ao vento?
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A equipe da M @ STUDIO foi composta pelos Diretores Professores Vivian Mitsogianni (Chefe do Departamento de Arquitetura e Desenho Urbano, RMIT) e Dean Boothroyd (diretor da NH Architecture e Professor de Arquitetura da RMIT), pelo Professor Mark Jacques (Professor de Arquitetura - Urbanismo), por Karla Martinez e Cameron Newnham (Professores Associados de Arquitetura da RMIT), os graduados em arquitetura da RMIT, Thomas Sheehan e Luke Tuckman, e os estudantes de arquitetura Kerry Kounnapis e Leona Dusa-novic. "É uma parceria entre profissionais de arquitetura, estudantes da RMIT, graduados, pesquisadores e pessoal da indústria que queriam experimentar e testar ideias em conjunto", disse Mitsogianni.
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