Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de reforma da série televisiva 'Wow Home' para o cliente Ya Liangchen, uma personalidade da internet chinesa. A casa original era uma das típicas casas em cavernas deste vilarejo tradicional e estava em um avançado estado de deterioração.
O projeto incluiu uma caverna principal como espaço de estar ao norte e três cavernas laterais que abrigam o quarto na parte leste. Em uma área de pouco mais de 50 m² e profundidade de 11 metros sem cozinha e banheiro, o espaço da caverna principal era escuro e mal ventilado.
Dado o fato da caverna tradicional possuir a vantagem de reter o calor no inverno e permanecer fresca durante o verão, a estratégia de projeto segue a tectônica das habitações vernaculares dentro de cavernas, mas garante que cada ambiente é bem iluminado e ventilado. A casa preserva a caverna ao norte e transforma a ala das cavernas ao sudoeste em dois espaços independentes orientados para o sul, que abrigam a cozinha, dormitórios, armazenamento, sala de jantar e banheiro.
A caverna principal preservada é dividida em duas funções separadas, com o espaço interno como dormitório da avó, enquanto que o exterior atua como espaço de estar para os encontros familiares. Levando as condições de ventilação e iluminação em consideração, foi instalado uma abertura zenital na cobertura com formato circular de 1,5 metros de diâmetro. A entrada principal da maior caverna é transformada em uma fachada com painéis de madeira e de vidro que proporcionam grande luminosidade. Em frente à entrada da caverna, uma parede que evolui para uma cobertura semi-circular evita os fortes ventos de noroeste.
Além das condições melhoradas, o princípio das paredes estruturais foram aplicados no novo projeto da casa com uma sequência mais dinâmica de pátios, introduzindo espaços verdes espalhados na casa. Com isso, os arquitetos queriam maximizar os espaços externos visual e psicologicamente. Criaram assim 5 pátios ajardinados e conectados com um caminho em zigzag, similar aos jardins tradicionais chineses que criam uma atmosfera tranquila e uma experiência espacial infinita. Estas áreas também permitem grande iluminação e circulação natural em todos os ambientes da casa.
O projeto se compromete com a integração do novo edifício no ambiente local, fazendo o novo anexo respeitar o contexto do entorno em sua altura e materialidade. Esta seleção de materiais adota o adobe tradicional composto de uma mistura de argila e areia proveniente das montanhas próximas.
A aplicação do adobe não apenas reflete as tradições das construções locais, mas também traz a força e permanência da pedra com o calor e simplicidade da madeira, além de reduzir o orçamento do projeto.
Os assentamentos rurais também merecem as amplas facilidades da vida contemporânea. No entanto, essas áreas rurais não deveriam ser versões menores de cidades, ao invés disso, deveriam manter as íntimas relações com o céu e a terra.