- Área: 160 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Luis Díaz Díaz
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Fabricantes: Acor, Bolon, Casa Schmidt, Indhouse, La Paloma cerámicas, Molduras del Noroeste, Montegrappa, Tattoo Contract
Descrição enviada pela equipe de projeto. As novas instalações desta clínica odontológica estão localizadas em um espaço completamente escuro. O projeto, portanto, consistiu no condicionamento completo do espaço e suas fachadas para abrigar três salas de consulta.
O desenho responde a duas questões essenciais: a relação entre as três salas consulta e a localização preeminente da sala de espera. Por um lado, pretendeu-se que os espaços de trabalho fossem fechados para o exterior, sem nenhum tipo de abertura na fachada, porém, o mais abertos possível para o interior, a fim de captar a máxima quantidade de luz natural possível. Para isso, maximizou-se as aberturas na fachada voltada para a rua principal e para uma praça interior com as melhores vistas; onde precisamente se situa a sala de espera, o lugar onde realmente o cliente deve se sentir à vontade.
Três ilhas compõem a organização do espaço e cada uma delas contém uma sala de consulta. A ilha central configura as circulações e a área de espera, criando um caminho perimetral de acesso-espera-consulta-saída. As outras duas ilhas, por seus descolamentos, definem-se como distribuidoras entre salas de consulta e os acessos às áreas privadas.
Construtivamente, desejou-se trabalhar com o material bruto, na medida do possível. O tijolo à vista define os perímetros das ilhas, funcionando como pano de fundo para as aberturas na fachada e trazendo calidez e caráter à clínica. Entre os muros de tijolo cinza, são feitas fachadas com uma clara vocação técnica: melhorar a acústica do local, com frisos na madeira - de cor natural - e garantir a máxima quantidade de luz natural sem perder intimidade com vidros ranhurados. Este jogo de linhas verticais continua no solo - com uma solução têxtil vinílica que reforça o caráter único da clínica - e na cobertura, feita de chapa metálica ondulada, novamente para melhorar a acústica do local e integrar as luminárias de forma natural.
Existe uma clara oposição entre os espaços públicos - amáveis, cálidos e sutis - e os espaços de serviço - brancos, inócuos e assépticos - para criar uma experiência diferente entre a espera e o serviço. Sem descuidar dos detalhes nos espaços brancos como as juntas coloridas e as diferentes disposições do azulejos.