- Área: 330 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:AL.MA Fotografia | Alexandra Marques
-
Fabricantes: Cimenteira do Louro, Gercima, Golmar, Plaka
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta encomenda tratou do projecto reabilitação de um edifício devoluto com construção original datada do final do século XIX, com 4 pisos e inserido num lote com 176,80m².
Num edifício de génese bifamiliar pretendeu-se instalar um programa multifamiliar constituído por 6 estúdios T0 e arrumos respectivos em cave.
O edifício, mantido no seu esqueleto estrutural e funcional, tem na escada original um elemento de destaque. Do piso de entrada para o piso térreo foi criada uma nova escada para substituir uma inoperável.
Devido ao posicionamento assimétrico da escada original, que se pretendeu manter, os espaços sobrantes das demolições interiores, revelando-se todos eles diferentes, conduziram a soluções de apartamentos todas elas igualmente distintas, ainda que com padrões comuns. Assim, nos apartamentos com pé-direito mais alto introduziu-se um mezanino debruçado sobre um open space; noutros experimentou-se uma solução de “ilha” que divide zona social e privativa do apartamento sem encerrar os espaços permitindo a fluidez espacial e luminosa pretendida. Os apartamentos do piso térreo e do piso superior têm características que os tornam igualmente diferentes, no que à organização do espaço se refere.
A quantidade de materiais, cores e texturas é propositadamente diminuta, tratando-se de espaços relativamente pequenos, o objectivo era maximizar a luminosidade e simplicidade dos espaços, que assim estarão prontos a receber os objectos e “coisas” dos futuros usuários.