- Área: 86 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias: Rodolfo Lagos Berardi
-
Fabricantes: Arauco, CHC, MK, Revestimiento exterior, Revestimiento interior, StoneCenter, Sudpanel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada próximo ao Lago Rapel, em um terreno de 896.5 m². Caracteriza-se por possuir uma vista privilegiada em direção ao lago e uma forte inclinação na maior parte do seu terreno. O orçamento obriga a minimizar a intervenção na colina, contendo a maior quantidade de programa no mínimo de espaço plano disponível no início do edifício. Isto, somado às altas temperaturas que o microclima de Rapel apresenta no verão, supõem as seguintes problemáticas: a alta densidade programática, o excesso de radiação solar e a falta de um espaço amplo para o lazer.
A metodologia nasce do programa se resolver de maneira intencionalmente neutra e genérica em painéis de SIP, para então solucionar as demais problemáticas de arquitetura abordadas através de um único elemento resolutivo. Este, que em cada projeto toma uma forma e função diferente, é entendido como o gesto principal e é transversal à todas as propostas do escritório, conferindo um caráter uniforme.
O elemento aqui é o plano, que ao ser dobrado gera um espaço de mediação entre as áreas comuns, protegendo o interior do excesso de radiação solar e habilita um amplo espaço de lazer orientado às vistas principais.
Durante a temporada de valor, a dobra gera um beiral que protege a casa da radiação solar excessiva, permitindo o privilégio das vistas sem o sobreaquecimento. Estra estratégia combinada com o uso da fachada dupla de madeira para ventilação, tanto nas paredes como na cobertura, evitando a sobrexposição da envoltória à radiação direta. Além disto, as janelas do sul estão espelhadas com as da orientação norte e do pátio central, o que favorece a ventilação cruzada e mantém as temperaturas internas confortáveis.
Durante a estação fria, a beirais principais permitem a entrada de radiação para o interior, o que combinado com elevados níveis de isolamento e a eliminação de todas as possíveis pontes térmicas no envelope, o pequeno fogão a lenha permite que seja um elemento necessário apenas durante os dias nublados.