- Área: 212 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Takumi Ota
-
Fabricantes: MIYAZAKI, TONY
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto para Daimaru de Kyoto, Gion Machiya, como parte do 300º aniversário de sua fundação. Juntamente com este, também foi realizado o projeto dos interiores da loja Hermès Gion-mise como a primeira sede aberta nesta tradicional casa japonesa, utilizada anterior à reforma como casa de chás e residência.
O terreno está na Rua Hanamikoji que passa pelo centro de Gion, na cidade de Kyoto, com uma paisagem urbana tradicional japonesa.
Como o projeto está numa área de preservação histórica, o exterior do edifício segue sendo visível a partir da rua em seu estado original.
O antigo edifício utilizado como uma residência era composto de pequenos ambientes com circulações estreitas e pequenos jardins e portanto foi necessário conectar todos estes pequenos espaços para fazê-los funcionar como uma loja, enquanto mantinha a estrutura do edifício original.
Os pequenos jardins foram conectados reconfigurados em uma 'alameda' externa que leva os visitantes da loja diretamente da rua para a loja do primeiro pavimento, localizada ao longo desta alameda.
A área de registro e de provadores estão reunidos na parte oeste do edifício, com um elevador e escadarias à leste. Isso permitiu que a zona central se convertesse em apenas um ambiente sem divisórias, um espaço na continuidade da 'alameda' produzido por uma grande superfície de vidro.
Na área de vendas do primeiro pavimento, as luminárias e mobiliários são confeccionados com a técnica de carpintaria japonesa chamada 'kigumi', que consiste de encaixes especiais que não precisam de pregos ou colas.
Enquanto os mobiliários compõem peças de madeira de 50mm x 50mm que parecem dispostos de maneira aleatória, o grid de 150 mm que estão encaixados permite que se reorganizem facilmente, permitindo grande flexibilidade.
Como a Hermès Gion-mise é uma loja por apenas um período limitado, o mobiliário pode facilmente ser reutilizado de diferentes formas depois que a loja for fechada.
O espaço principal da loja também permite a realização de uma série de eventos.
Para esse propósito, uma das superfícies do espaço é pode regular a intensidade e cor da iluminação, criando a atmosfera adequada para cada evento.
O segundo pavimento pode ser utilizado como área de galeria ou de lounge, uma vez que tem um espaço aberto em meio à cobertura, enquanto que os tirantes estão aparentes na parte principal.
Os dutos das fiações estão incrustados nas vigas, onde podem ser pendurados uma série de acessórios, e isto ajuda o espaço a ser utilizado para múltiplos fins.
A cidade de Kyoto é o centro de artesanato e das artes cênicas há mais de 1000 anos e mantém sua presença audaciosa da cultura tradicional até os dias de hoje.
Neste lugar onde convivem tradição e inovação, busca-se obter uma espécie de palco para comunicar e transmitir as vozes de uma série de novos experimentos ao mundo.