Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é baseado em três estratégias principais que respondem aos requerimentos da escola:
1. Maximizar o espaço. O espaço não estava utilizado da forma correta. A circulação que comunicava a entrada principal com as salas de aulas carecia de uso. Na transformação desses espaços comuns é onde reside o potencial da nova intervenção.
2.Tamanho igual. As duas salas de aula eram muito diferentes em tamanho e forma de acordo com as plantas iniciais do edifício. O objetivo foi propor uma nova configuração que trouxesse as mesmas qualidades para ambas as salas.
3. Compartilhar atividades. A nova filosofia da escola é baseada nos espaços compartilhados onde é possível estudar e participar de diversas atividades propostas pelos educadores, colocando em prática novas fórmulas de pedagogia.
O projeto é pensado para que exista a possibilidade de compartilhar espaços ao mesmo tempo que outras áreas necessitam certa privacidade.
O mais significativo da proposta, é que as duas salas de aula se separam entre elas, criando um espaço intermediário que se transforma nas áreas compartilhadas. Este espaço não é o centro das salas, mas, de certa maneira, é parte dele. Um sistema de paredes giratórias - que também abriga outros usos - permite a reconfiguração do espaço.
A parede é opaca até 1,70 m de altura, e translúcida até o teto, o que permite a passagem da luz natural ao interior da sala e proporciona uma sensação de espaço mais ampla.