- Área: 500 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Santiago Pinyol
-
Fabricantes: Porcelanosa Grupo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa 40 está numa zona rural nas imediações de La Calera. Faz parte de um condomínio de casas unifamiliares e seu contexto se distingue pelas particularidades da paisagem típica da savana de Bogotá, o mais vasto planalto dos Andes colombianos. Tendo isto em conta, os elementos formais que compõem a arquitetura desta casa se inserem no lote de tal forma que a paisagem circundante seja ressaltada.
Por su parte, el cliente pide una residencia de una sola planta donde se identifiquen claramente el área de servicio, la zona social y los espacios privados de las alcobas. También requiere que los espacios sociales se relacionen física y visualmente dentro de la vivienda y estos a su vez al paisaje, manteniendo un alto nivel de privacidad hacia los vecinos. Para lograr esto fue necesario dar forma a unos espacios donde privacidad y permeabilidad coexisten como conceptos rectores.
Desta forma, a casa é composta a partir de três módulos alongados que se estruturam paralelamente e isolam a residência dos lotes vizinhos localizados ao sul e norte. Ao mesmo tempo, estes módulos se abrem para a paisagem e trajetória diária do sol no leste e oeste. Pátios internos foram criados para permitir a entrada de luz, ventilação natural e uma relação direta com elementos naturais dentro da casa.
A estrutura define a volumetria externa e a espacialidade interna da residência a partir de um princípio estrutural simples e pragmático; paredes portantes e lajes. Este é um sistema estrutural ideal em áreas com alto risco sísmico, que permite a relação física e visual das diferentes dependências.
A fachada é reduzida a uma paleta de três materiais que se caracterizam por sua eficiência e bom comportamento frente ao clima da região. Igualmente, são materiais tecnicamente viáveis e conhecidos em seu processo construtivo no local, cuja manutenção é quase nula. O corpo principal da casa (de paredes portantes), leva um acabamento em marmolina preparada e texturizada que é interrompida por lajes aparentes de concreto branco. Estes elementos marcam a madeira teca que, como fachada ventilada, ajuda a isolar termicamente a residência.