- Área: 500 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Brice Godard
-
Fabricantes: ELEK, Foshan Sanshui Romario, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos de T3 projetaram o novo Pub Conceito de Saigon, BELGO, que propõe cervejas "feitas em casa" seguindo receitas belgas. A ideia principal era criar uma atmosfera do norte europeu do início do século XX em um ambiente único para apreciar cervejas e o melhor do fusion food da culinária belga.
A estrutura existente foi transformada em estilo industrial contemporâneo, com volumetria interessante e grande espaço destinado à arte contemporânea destacando a cultura belga. Como o projeto está no sul do Vietnã, o estilo europeu foi adaptado ao clima tropical, em um projeto que economiza o máximo possível de energia com o incentivo à ventilação cruzada. Para reduzir a pegada de carbono e enaltecer o efeito envelhecido, todos os tijolos são reaproveitados de fontes locais. A grande árvore existente no pátio também foi mantida para sombra e ar fresco, e ambas as paredes externas foram cobertas de vegetação para se tornarem duas paredes verdes.
O caráter industrial do pub foi destacado com o posicionamento de todo equipamento para fabricação de cerveja e seus elementos técnicos que compõem a ambiência dos interiores. As escadas e seus guarda corpos foram especialmente desenhados pelos arquitetos e possuem coloração esverdeada como cobre envelhecido, em referência à famosa cervejaria de Bruxelas, “la Quincaillerie”.
Convidados para colaborar neste projeto, Wedothatstuff trouxeram um toque belga para o pub. Aqui criaram uma instalação com uma escultura de uma moto entre os dois pavimentos com uma série de lâmpadas tubulares, e com seu motorista invisível que parece perder muitos objetos de sua mochila faz referência à elementos da cultura belga como quadrinhos, filmes, etc. Além disto, também elaboraram uma série de coloridas ilustrações sobre imagens em preto e branco da cultura belga preenchem as paredes, trazendo o surrealismo e o humor característico. Também decidimos pintar duas esquinas com as cores vermelho e amarelo da bandeira da Bélgica quebrando a perspectiva e criando um efeito especial onde piso, parede e teto parecem se mesclar.
Todo o mobiliário (feito em metal e madeira de carvalho) e elementos de iluminação (feitos em chapéus 'Margritte', garrafas de cerveja e elementos metálicos) foram desenhados sob medida para este projeto.
Descrição de Produto. Em todo o projeto foram utilizados tijolos reaproveitados que conferem um ar envelhecido e quase histórico ao projeto. Para evitar a sobrecarga na estrutura, os tijolos foram cortados em duas partes para serem utilizados como acabamentos internos nos interiores.