- Área: 2500 m²
-
Fotografias:Terje Ugandi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde 1923, existiram vários equipamentos esportivos no local onde está agora o novo estádio de Pärnu.
Projetada pelo arquiteto O. Siinmaa e engenheiro N. Leyden, uma arquibancada moderna foi inaugurada aqui em 1933, se tornando uma obra-prima do funcionalismo em madeira da Estônia. Em 1981, a arquibancada foi derrubada e foi construída uma substituta em seu lugar projetada por A. Pähna, que ainda na primeira década do século XXI tinha sido depreciada para ser derrubada em 2015.
Em termos de desenvolvimento urbano, a nova arquibancada está em uma localização única. Não existem edifícios no entorno imediato, a não ser o Pärnu Beach Hotel localizado ao sul - outro exemplo do funcionalismo estoniano do arquiteto O. Siinmaa - na praia que representa a principal atração turística da cidade.
Ao mesmo tempo, toda a área tem uma atmosfera de resort/cidade tão característica de Pärnu e do Passeio da Orla. A mesma sensação foi impressa nas novas arquibancadas.
A proporção da volumetria estreita é passada para todo o formato do edifício. As fachadas de concreto branco fazem referência às fachadas delicadas do Hotel de Praia mas não competem com ele. A fachada em madeira tem força, mas ainda sim seu delicado balanço faz referência às arquibancadas funcionalistas de madeira de Siinmaa de antigamente.
O esquema funcionalista do edifício é simples. Os caminhos dos espectadores nunca cruzam o dos atletas. No piso térreo, estão os vestiários e chuveiros para os atletas, salas para treinadores e salas auxiliares, incluindo uma grande circulação de 4 m de largura que se estende no comprimento de 62 m. A área de controle de doping com banheiros e um laboratório também estão localizados aqui. Ao longo da lateral da Rua Kuuse foram planejados equipamentos técnicos e espaço de armazenamento com uma área comercial. A arquibancada abre-se aos espectadores na rua de Lehe e na rua de Kuuse com grandes escadarias que conduzem às arquibancadas do edifício. Visualmente, a cobertura em balanço acima dos lances das escadas formam verdadeiros funis em grande escala que atrai o olhar para o interior. A escadaria de entrada leva para as arquibancadas e uma área pedonal para espectadores onde também estão localizados salas administrativas e as cabines de imprensa. O bloco de alojamento para atletas está situado no 1º pavimento do lado Ranna Puiestee, e se abre para o mar com as suas varandas. Todos os 1500 assentos estão localizados sob uma cobertura em balanço que chega a 28 metros sem apoios no ponto mais extenso.