-
Arquitetos: Pelli Clarke Pelli Architects
- Área: 17651 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Goldberg/Esto
Hancher
Amplamente reconhecido pelo lançamento de novas obras de dança e música, Hancher atinge um público muito além da Universidade de Iowa. O novo lar desta renomada instituição ocupa, portanto, um lugar destacado na cidade de Iowa.
Planejamento geral/massificação
O desenho responde tanto ao seu terreno e contexto exterior quanto ao programa e planejamento adjacente no interior. O desenho exterior do edifício está especificamente influenciado pelo rio Iowa ao leste, Park Road e City Park ao norte, Levitt Center a oeste e o Campus de Arte ao sul. As longas curvas do edifício respondem ao fluxo do rio Iowa e sua topografia circundante. Suas formas cônicas e o balanço permitem a máxima transparência em todos os níveis públicos. Os elementos menores, ao longo do caminho do parque, remetem às formas do adjacente Centro Levitt. A rótula do Centro, junto com o volume da sala de ensaios de Hancher, constituem uma metafórica porta aberta de entrada ao campus das Artes.
Existem duas entradas acessíveis, segundo a ADA (lei estadunidense sobre pessoas com deficiência) nas esquinas sudeste e sudoeste do edifício. As docas e a pista de carga/descarga da rua Park foram desenhadas para acomodar os grandes raios de giro requeridos pelos caminhões. Três entradas de carga/descarga e transferência estão diretamente adjuntas ao cenário principal. Os vestiários, os escritórios de produção e as salas dos funcionários foram desenhados para a máxima eficiência e para convenientes relações de cenário.
Materiais exteriores
A pele exterior está composta de aço inoxidável e faixas de vidro. A parte interna da curvatura, feita em madeira, confere uma qualidade acolhedora e cálida ao edifício, realçando o calor natural dos espaços enquanto seu usuário transita do exterior para o interior.
Hall
Todos os espaços públicos oferecem vistas panorâmicas do rio e do campus. O átrio do hall é um espaço repleto de luz com uma grande escada no terraço, em forma de fita, que conecta os quatro níveis do hall ao seu acesso. A parede oeste deste espaço expressa a conformação e o movimento do edifício e está revestida com um gesso especial. As claraboias que aparecem em diferentes níveis reforçam a forma do edifício e permitem tanto uma dramática iluminação como transparência.
Hall
O novo auditório cria uma experiência íntima entre os padrões e os artistas no cenário. Os balcões curvados e terraços continuam com a ideia das faixas exteriores em toda a parte interior da sala. Os acessórios de iluminação LED, com arcos reguláveis individualmente, reforçam a forma e a geometria tanto do edifício como do hall e criam uma dramática experiência teatral. Uma concha de orquestra dobrável, de acústica ajustável, o sistema de AV e iluminação de produção permitem que o salão se adapte especificamente às atuações que vão desde a orquestra e a ópera até as apresentações da Broadway e espetáculos de dança.
Sala de ensaio
Mesmo que a sala de ensaio tenha sua própria entrada exterior, uma grande galeria a conecta com o hall principal. Esta sala acústica e teatralmente flexível pode abrigar eventos que vão desde recepções até o teatro experimental, incluindo eventos potenciais utilizando a parede acusticamente envidraçada do norte e o íntimo anfiteatro ao ar livre.
Descrição do produto. O sistema de painéis de aço inoxidável exterior foi fabricado pro AWS, Architectural Wall Systems, de Iowa. Este sistema foi fabricado com painéis de aço inoxidável de 18 "x 60" de 2 mm de espessura. Os painéis utilizam um acabamento polido não direcional que difunde e reflete a luz. São instalados em um padrão escalonado e não são sequenciais, permitindo que os painéis individuais sejam modificados a qualquer momento. Arquitetonicamente, este elemento dá lugar a uma pele sutilmente texturizada que reflete o céu sempre mutante, a luz do sol e a paisagem.