Descrição enviada pela equipe de projeto. No primeiro distrito neutro climaticamente de Amsterdã, o Houthavens, o escritório Paul de Ruiter Architects projetou o 4º Ginásio, uma escola energeticamente neutra que acomoda cerca de 800 alunos. Com sua aparência colorida e sua função social, o edifício da escola é como uma base para os desenvolvimentos futuros da região. A arquitetura do edifício está em consonância com a escala e o tamanho dos edifícios na área, para garantir que a escola seja parte da 'comunidade' de Houthavens.
Foco Cultural no Design
O 4º Ginásio reúne todas as qualidades que uma escola moderna deve apresentar. O currículo enfatiza a cultura e as artes. Disciplinas como cinema, teatro, pintura e desenho podem ser feitas paralelamente ao currículo regular. Para possibilitar esses cursos, projetamos um estúdio, um cinema, um teatro e um laboratório ao lado das salas de aula regulares.
Aparência Vibrante a partir de uma Composição Lúdica
A fachada do 4º Ginásio tem uma camada vertical composta de várias superfícies amarelas, laranjas e vermelhas. Estas superfícies, cada uma diferente em altura, largura e profundidade, são feitas de vidro esmaltado transparente e colorido, e são emolduradas com madeira, funcionando como uma proteção solar. O edifício é dividido em três zonas horizontais. No térreo colocamos a entrada e as atividades públicas. As salas de aula e espaços de trabalho ficam no primeiro e no segundo andares, e o piso superior acomoda dois ginásios e um grande terraço. Este andar superior é reconhecível por sua fachada de alumínio e é usado após o horário de funcionamento da escola por clubes de esportes e pelo bairro, que o acessam por uma entrada separada.
Ao lado desta entrada, a escola tem duas outras entradas. O lado sul possui uma entrada para o bicicletário semi-enterrado. No lado oeste, perto do pátio, fica a entrada principal. Esta entrada te leva ao coração do edifício. É o lugar em que os alunos se reúnem durante o almoço, mas também que pode ser facilmente convertido em um teatro.
Praças de Aprendizagem
Projetamos um eixo visual diagonal da entrada principal ao terraço ao ar livre da cobertura. No átrio, propusemos diferentes praças de aprendizagem - onde os alunos podem trabalhar de forma independente - e varandas que funcionam como áreas de estar. As praças de aprendizagem estão conectadas às salas de aula a partir de corredores; abrindo uma porta de correr as salas podem ser expandidas e combinadas com as praças de aprendizagem formando um ambiente de estudo maior.
Para alcançar a neutralidade energética, conectamos a escola ao aquecimento urbano dos Houthavens. Além disso, condicionamento do núcleo de concreto foi aplicado. O complexo é isolado com vidros triplos de alta qualidade e a eletricidade necessária é gerada no telhado por meio de painéis solares. O 4º Ginásio é uma Escola de Ar Limpo (Classe B), que garante um ótima qualidade do ar interno. Isto tem um impacto positivo na saúde e no desempenho acadêmico dos alunos e dos funcionários da escola.