Descrição enviada pela equipe de projeto. O Abrigo · A Vista Espelhada é parte da Série Abrigos de da instalações de arquitetura. É definido pela margem norte do Rio Longxi, fora da cidade histórica de Jinping.
Há 600 anos atrás, um grupo de cidadãos de Ming migrou para esta área como forma de supressão da rebelião do povo de Qian. Por centenas de anos, a cidade foi construída de acordo com as disposições urbanas de Ninjing e seguindo as tradições arquitetônicas do estilo Hui, ganhando estilo único. Para turistas, a pequena ilha pode representar apenas um símbolo cultural, mas para seus residentes é um manifesto de resistência.
Ao projetar o abrigo, os arquitetos articularam o isolamento e tensão do povo de Longli e a comunidade vernacular. Criaram então esta vista espelhada de Longli, um abrigo para descanso, diversão, e ao mesmo tempo um marco regional.
Oposto à antiga cidade junto ao rio, o abrigo reflete a imagem da cidade, mas brinca com dualidades. Existem milhares de residentes em Longli, mas o abrigo é apenas para uma pessoa. A cidade é para a vida cotidiana, para grandes grupos, e o abrigo é uma experiência única, para o individual.
O abrigo é ligado à antiga cidade através de uma ponte de pedra onde os nativos atravessavam diariamente para pescar, cuidar das lavouras, lavar roupas e louças. O próprio terreno é um espaço de transição da antiga cidade feita pelo homem e a paisagem natural.
O abrigo possui dois pavimentos: o pavimento superior é para apreciar as vistas enquanto que o inferior é para o descanso.
O eixo formado pela cidade histórica e o rio define a relação entre o abrigo e o terreno. Os arquitetos utilizaram materiais diferentes para diferenciar as fachadas norte e sul. A fachada norte é densamente coberta por madeira de bambu local, paralela ao eixo da cidade de Longli. Já a fachada sul é revestida com Pilkington Mirropane - uma única folha de vidro transparente, paralela ao eixo do Rio Longxi. A entrada da instalação está frente à antiga ponte de pedra, estabelecendo uma relação entre o 'Abrigo Oposto' e a cidade antiga.
O vidro reflete a vida cotidiana de Longli ao sul do rio e cria uma sombra da realidade. A imagem espelhada da pirâmide se torna a sombra da pirâmide em si. A refração e reflexão do vidro proporcionam uma experiência de integração das complexas vistas espelhadas para os visitantes. O próprio abrigo não está completamente fora da cidade de Longli, é uma instalação construída sobre as imagens inter-relacionadas da cidade.
A janela oeste enquadra a vista para a Ponte Longxi, construída na dinastia Ming, já na vista da janela leste está a Ponde do Estudioso, um memorial para o antigo erudito Wang Changling. As três aberturas da ponte formam um cabaz de peixes e as cenas capturadas nas duas janelas são imagens de importância local do Feng Shui
O formato de pirâmide do espaço interno do abrigo dá a impressão equivocada que o espaço é estreito, mas quando o visitante sobe as escadas, descobrem que o espaço é maior do que parece.
Na janela falsa da fachada norte estão rachaduras de uma fenda que podem assustar os visitantes quando estão descendo, que não passam de uma ilusão dada pela fachada cega da janela falsa.
Ao anoitecer, o abrigo possui uma presença bastante diferente do que à luz do dia. Seu volume se mescla com a escuridão e a pirâmide emerge juntamente com suas imagens espelhadas, aparentemente flutuando no ar com seu reflexo na água.