-
Arquitetos: MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme; MG-AU / Michel Guthmann Architecture et Urbanisme
- Área: 3400 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Michel Denancé , Takuji Shimmura
-
Fabricantes: PRB, Technal
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Clichy la Garenne comprometeu-se com um ambicioso projeto de reconstrução urbana que destaca uma localização excepcional na entrada sul da cidade. Dentro deste contexto está o projeto de 47 unidades habitacionais de SEMERCLI. O verdadeiro desafio era introduzir os novos edifícios de arquitetura contemporânea, mais densos, no entorno consolidado. O novo edifício deve preservar o espírito único destes bairros, conectado a história dos "faubourgs". O objetivo final era criar um edifício de dez pavimentos que tivesse o menor impacto possível no nível da rua. Esta contradição aparente foi, para nós, a base do projeto: um edifício em duas peças, incluindo uma peça inferior, que se converte em parte da rua, e uma segunda peça que se separa e eleva-se em altura, levemente retraída.
A parte inferior do edifício pertence ao universo da rua, as continuidades e os pedestres. Existe uma relação entre eles e os edifícios existentes. O edifício mais alto ergue-se e se diferencia do marco tradicional da cidade. Esta maneira de elevar-se ao céu multiplica as fachadas com vistas e preserva a visão aberta, o máximo possível, para os pedestres e habitantes do lado sul da rua. Alguns apartamentos estão localizados em duas pequenas alas construídas ao redor do pátio posterior.
A organização dos volumes permite cumprir as especificações quantitativas e não sacrificar o que consideramos essencial para a qualidade interior de um apartamento, ou seja: os apartamentos possuem orientações diferentes, as cozinhas se beneficiam da luz natural direta e as áreas de estar são maximizadas e funcionais.
O terreno cria um entrelaçamento de jardins, pátios e corredores no térreo. Esta organização antecipa a riqueza dos volumes encontrados no edifício. O corredor é generoso e luminoso: se estende entre a rua e o jardim interior como garagem para os carros, espaçosa e funcional.
As fachadas estão isoladas no exterior e são revestidas com gesso de cal ou placas metálico. As janelas e carpintaria são de alumínio, com um acabamento anodizado. A cor do gesso mantem a mesma paleta dos edifícios existentes. O revestimento é muito leve, para refletir a luz do sol e iluminar o centro do bloco. Os volumes são simples para desenvolver uma certa racionalidade construtiva e técnica. As aberturas são muito amplas para maximizar a entrada de luz natural e ressaltar o intercambio visual com o exterior.