- Área: 70 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Adrià Goula
-
Fabricantes: Grupo Novelec, Madetres Cuines Grupo Alvic, Ramon Vives Fusters
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em apartamentos antigos de áreas hiper-densificadas de grandes capitais - como é este caso em Vila de Gràcia, Barcelona - é bastante comum que tenham problemas de habitabilidade.
A Reforma do apartamento LB é um exemplo típico da situação de muitos apartamentos em bairros destas características e de como proporcionar uma solução simples e eficaz. O pequeno apartamento é estreito e tinha problemas para que a iluminação natural penetrasse em todos os cômodos. Um excesso de compartimentação, elementos de armazenamento mal posicionados e uma fachada posterior mal aproveitada eram as causas do aspecto precário.
Os clientes pediram, com um orçamento bastante enxuto, para melhorar as condições de habitabilidade do apartamento, levando em conta no projeto as duas atividades que mais gostam: ler e brincar com suas netas.
A primeira decisão foi eliminar todas as divisórias e elementos internos, deixando um espaço completamente livre de fachada a fachada. A partir daí, a relação do apartamento com a varanda posterior foi melhorada, com um contato mais direto. Tirar a cozinha da circulação que dava acesso à varanda permite abrir a fachada e também que a varanda esteja presente desde o momento que se adentre o apartamento.
Este é o momento que elementos foram inseridos ao invés de removidos. O único volume configura e articula a entrada, o quarto e a sala principal. Além disto, a estrutura independente contém o lugar que será utilizado como sala de jogos ou de estudos, e espaços de armazenamento. A peça mais singular do apartamento é um esqueleto autônomo de madeira pousado no piso e apoiado na parede, mas sem tocar o teto, o que ajuda numa compreensão unitária de todo o apartamento.
A paleta de cores e materiais desta reforma é bastante simples: branco e madeira. O resultado são espaços amplos e bem iluminados, adaptados perfeitamente à vida e atividade dos clientes.