- Área: 43 m²
-
Fotografias:Moritz Bernoully
-
Fabricantes: Novaceramic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pavilhão Temporário do Mextrópoli.
ROOM é um espaço triangular de 43 m2 rodeado por paredes de 4 metros de altura. As paredes são construídas em blocos de concreto. A sala tem uma entrada circular medindo 2 metros de diâmetro e uma janela menor medindo 60 centímetros colocados a 2,8 metros acima do nível do solo. Ambos os buracos são realizados com elementos pré-fabricados de concreto, tais como paredes comuns de esgoto. Se necessário, a entrada da sala pode ser fechada, colocando um par de painéis de madeira sólida na frente dele. Isto é tudo o que podemos dizer sobre este projeto.
ROOM inclui certas coisas e exclui outras: separa o interior de um espaço exterior. Produz uma pequena região onde a pressão urbana da Cidade do México é absorvida e suspensa provisoriamente. No exterior, as paredes fornecem 120 m2 de superfície de exposição total para os propósitos do festival. Mas elas também podem ser pintados, usadas para manter estruturas temporárias, cobertas com publicidade, vandalizadas. No interior, um silencioso "fragmento de deserto" mantém a memória da origem da cidade. Não sugere nenhuma atividade específica, nem tenta protegê-las. Sua inclinação suave é generosa o suficiente para aceitar o imprevisível.
Finalmente, o ROOM pode ser facilmente desmontado ou, antes, demolido. Seu material de construção comum pode ser coletado e reciclado. Novos blocos de concreto podem ser produzidos a partir dos antigos. Mas o ROOM é para ficar. Reciclar o pavilhão aqui não significa necessariamente movê-lo para outro lugar. Confrontado com uma expectativa de vida de duas semanas, o esforço necessário para a produção de até mesmo a mais "efêmera" obra arquitetônica é simplesmente absurda. Pretendemos imaginar e esperar que a vida real do ROOM começasse no final do festival, quando toda a cidade finalmente projetará seus sonhos e desejos neste pequeno artefato.