- Área: 4481 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Abatex, Cerâmica Portinari, Falco Trading, Jatobá, Lumi Center, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um edifício construído na década de 1970 estava desativado devido ao seu péssimo estado de conservação. A revitalização do edifício como um todo e o design moderno foram propostos a fim de acompanhar a revitalização da região, na cidade de Santos.
O retrofit tinha por objetivo tanto a revitalização do entorno como a recuperação total do edifício, por isso as ruas receberam novo asfalto e as calçadas, foram alargadas. Além disso, um terreno anexo foi adquirido possibilitando um novo acesso e parada de veículos.
O pavimento térreo, antes fechado e voltado para o uso interno da quadra, passou a ter a premissa de voltar-se para a rua, e assim recebeu o novo uso de uma galeria de arte e café, ambos envolvidos por um generoso espelho d´água, convidando os transeuntes a juntarem-se ao lugar.
Já na cobertura, que atuava anteriormente apenas uma laje técnica, passar a ser um espaço de convivência coletiva e mirante sobre a cidade, com auditório e área de eventos.
Além da renovação dos usos das áreas comuns, o diferencial do projeto foi a criação de um grande brise metálico que cobre toda a fachada oeste – com rasgos horizontais na altura das janelas - e segue até a cobertura, transformando-se em um generoso pergolado. A estrutura original do prédio foi mantida, e a fachada foi apenas revestida novamente em pastilhas antes de ser coberta pelo brise.