- Área: 190 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
-
Fabricantes: panoramah!®, Architectural Solutions, Henkel, Rappgo, Stolab, Wastberg
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma residência unifamiliar situada na costa oeste da Suécia, numa zona que já foi uma popular região de férias, mas agora está habitada durante todo o ano. A partir da sabedoria vernacular da região, que é famosa pelos celeiros de madeira com tábuas horizontais, a casa de 190 m² está construída inteiramente com este mesmo material.
O projeto consta de cinco volumes interconectados similares aos de um pavilhão, organizados numa sequência. Os dormitórios das crianças e o principal encontram-se nos extremos das principais zonas comuns. Inspirado na tipologia do tradicional celeiro, apresenta uma linguagem mais contemporânea. Isto é evidenciado particularmente no interior. O arquiteto criou o ritmo a partir das profundidades de cada volume. Além disso, a arquitetura segue a topografia do terreno que, de certa forma, marca uma diferença das áreas em secção. No lado oeste, a sala de jogos das crianças e o dormitório principal são colocados num nível inferior.
O uso da madeira para a fachada externa era uma parte integrante do conceito, assim como a escolha dos materiais utilizados no interior. A austeridade da arquitetura permite que os materiais se destaquem sem distração. O banheiro principal está feito completamente de mármore de Carrara. O objetivo era criar um opulento contraste com a simplicidade da fachada de madeira sem tratamento. No resto da casa, os pisos de pedra Pietra Serena na sala e áreas principais continuam além das janelas, vinculando espaços interiores e exteriores. A residência foi concluída em 2014.