- Área: 440 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Peter Clarke
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência é composta por três estruturas simples - revestidas de pedras vulcânicas -, que conformam uma paisagem contemplativa. A separação entre as formas é evidente, como se fossem três grandes rochas apoiadas uma obra sobre a outra. A natureza orgânica das paredes de pedra, colocadas a mão, desenham uma rua no coração da casa; o nível superior oferece a proteção sobre a entrada.
A variação dos tons na pedra natural - através das diferentes escalas do edifício - possuem uma forte presença; a pedra vulcânica usada no edifício deriva de um processo vulcânico similar ao do bluestone, que é utilizado nas ruas de Melbourne, motivo pelo qual se integra facilmente ao contexto. Os reflexos e detalhes do vidro permitem enfatizar a solidez da pedra.
Situada ao longo de uma rua muito movimentada, a fachada é orientada para o exterior, mesmo que seus espaços interiores sejam consideravelmente privados e introspectivos. O vidro espelhado protege a privacidade dos usuários sem a necessidade de persianas. A pedra é evidente desde vários pontos de vista da casa; os pátios íntimos estão dispersos no conjunto, que inclui um espelho d'água na entrada e um terraço adjacente à suíte. O edifício é uma experiência de texturas.
O pequeno terreno incorpora um programa denso e intransigente, que pretende acomodar a família em crescimento. Destacam-se como diferenciais o elevador que admite um parente com necessidades especiais e um terraço com piscina e churrasqueira.