-
Arquitetos: Reinach Mendonça Arquitetos Associados
- Área: 1233 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Cavicon, MAV do Brasil, Maditu, Pi Mármores, Qually Gesso, Risatec, Ulimax, thyssenkrupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local delimitado para o projeto, dentro de um condomínio residencial de alto padrão em Jundiaí, possui um terreno em declive com vista privilegiada para o norte onde, ainda dentro do condomínio, existe um belo lago. O projeto parte da premissa de alterar o mínimo possível a topografia existente, mas ao mesmo tempo proporcionar pontos de visibilidade para as paisagens exuberantes do local já que o loteamento, como o próprio nome sugere, fica próximo ao Horto Florestal da cidade.
Para esse local, se fez necessário a implantação da sede social do clube, contemplando todas as premissas de organização e programas que envolvem esporte e lazer. A paisagem foi um fator determinante para que o projeto se desenvolvesse buscando maior integração com a natureza, além de privilegiar todos os usuários destes espaços com atividades livres e ambientes agradáveis de permanência e circulação. O posicionamento do acesso principal ocorre de forma discreta e pelo pavimento superior para que o usuário possa se surpreender ao chegar no interior do edifício podendo contemplar diretamente a paisagem em que se insere.
No pavimento superior, o mesmo onde ocorre o acesso dos usuários, estão dispostos ambientes com atividades mais reservadas como o salão de jogos e academia de ginástica. No pavimento inferior as atividades mais livres tomam conta do espaço, com ambientes próprios para festas e varandas que possibilitam convivência em grupo. Nesse último pavimento a paisagem é especialmente contemplada.
A sede social deste clube resulta de uma estrutura metálica leve, finalizada em duas ‘cortinas’ nas extremidades. O partido adotado teve a intenção de criar um abrigo único voltado para a vista, que protege as muitas atividades que acontecem neste grande espaço aberto caracterizado pelos brises horizontais e cria a possibilidade de circulação do ar no interior do edifício otimizando conforto térmico do edifício. O jogo de diferentes alturas de pé-direito (no pavimento superior simples e nas áreas maiores de convivência duplo) possibilitam as diferentes percepções dentro destes ambientes.