-
Arquitetos: nu.ma | unipessoal
- Área: 250 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Madeira de Riga, Mármore Valverde, Sosoares
Caracterização do terreno
O lote, caracterizado por uma forma não regular desenvolve-se longitudinalmente, e perpendicular à Rua Dr. Egas Moniz, Avanca. A sua orientação solar no sentido longitudinal (da rua para o interior) é Norte - Sul. O terreno apresenta ainda um desnível de cerca de 85cm do arruamento para o interior.
Pela densidade urbana envolvente, propôs-se que o programa da habitação se voltasse para o interior do mesmo.
Condicionantes formal e funcional
Pelo fato de estar inserido numa operação de loteamento, a forma do edifício ficou condicionada às regras do mesmo. As regras impunham que a base de implantação para a habitação fosse a de um quadrado de nove por nove metros e de dois pisos, e a sul, adoçado a este, um paralelepípedo de seis metros de profundidade de apenas um piso.
Começou-se por desenhar uma plataforma de nível dissimulada no terreno, onde foi implantada a habitação, para adequação da mesma ao desnível existente no lote.
Para retirar o efeito maciço na volumetria, propôs-se um desenho de alhetas nos alçados, dissimulando a noção do piso e estabelecendo uma regra para vãos e alinhamentos dos acabamentos. O resultado foi a divisão dos alçados em três partes iguais: S0+S1+S2 (2,1+2,1+2,1m).
Esta regra permitiu criar uma reentrância através da rotação do volume S0, ao nível do rés do chão, para marcar a zona de entrada na habitação.
Programa de utilização
Em termos programáticos, a habitação caracteriza-se por uma tipologia de T3+1.
A distribuição espacial interior resume-se à separação de forma radical, da função por piso. Assim, a zona de serviços/social, fica à cota da entrada e é composta por hall de entrada,instalações sanitárias, escritório/biblioteca, cozinha, sala de jantar/estar, garagem e lavandaria.
No piso 1, a zona mais privada, é composta pela zona dos quartos, instalação sanitária comum e suíte. Esta última, tem usufruto do terraço voltado a sul, e consequentemente, uma ligação exterior com a zona da piscina situada no rés do chão.