No domingo, dia 04 de junho, o projeto “Click a Pé” chega à sua 20ª edição, visitando institutos artísticos do bairro da Vila Mariana, em São Paulo (SP). O encontro inicial do grupo (que conta em cada edição com cerca de 400 inscritos) ocorre no museu Lasar Segall, dedicado à obra de um dos artistas mais significativos do Modernismo brasileiro. Divididos em turmas de 40 pessoas nas visitas internas, cada participante terá a oportunidade de registrar o endereço por dentro e por fora a partir de qualquer tipo de equipamento, seja câmera profissional, de bolso ou celular, e ainda trocar experiências, aprendendo macetes técnicos com uma equipe preparada, liderada pela fotógrafa Mariana Orsi, idealizadora do projeto.
Depois da primeira parada, que deve durar cerca de 1h30, o grupo segue para a Casa Modernista, com o objetivo de clicar esse ponto – dessa vez, a parte interna da casa não poderá ser fotografada com câmera profissional, apenas com celulares. “Nessa edição, a linha condutora será descobrir o movimento presente em duas construções importantes situadas na Vila Mariana, muitas vezes, desconhecidas pelos habitantes da cidade e até por moradores do bairro”, antecipa a fotógrafa.
Por volta das 13h, o grupo se encaminha para o stand de vendas do empreendimento Paseo Vila Mariana, das incorporadoras Stuhlberger e Hines, que patrocinam a 20ª edição do evento, onde ocorrerá uma confraternização de encerramento com a presença de food trucks.
Essa edição acontece em caráter beneficente, com arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas para o Núcleo Bezerra de Menezes (www.casadebezerra.com.br), que atende pessoas carentes na região.
Redescobrir o espaço urbano por meio de fotos, com caminhadas por pontos especiais da capital paulista e outras cidades, é uma das missões do “Click a Pé”. Em 2017, o projeto entra em sua segunda temporada, com novos destinos, mais atrações e muitas surpresas. Tudo de graça, para os amantes de São Paulo e da fotografia.
Mais sobre o Click a Pé:
Lançado em novembro de 2015, o projeto propõe a partir da produção fotográfica uma redescoberta das cidades, assim como incentiva a ocupação do espaço urbano, apura o olhar sobre o entorno e ainda reúne pessoas com interesses em comum, fomentando a discussão sobre arquitetura, urbanismo, história etc. Os destinos abrangem desde os cartões postais a lugares inusitados e até inacessíveis ao público em geral. “Qualquer um pode aproveitar o encontro ou para trocar experiências ou aprender mais, por exemplo, de composição e sobre leitura de projetos arquitetônicos”, diz Mariana Orsi, fotógrafa idealizado do projeto. Desde o lançamento, o “Click a Pé” já aconteceu três vezes em parceria com a Globo, sendo duas por meio das iniciativas “Verdejando” e “Arte na Rua” e uma terceira que levou o projeto para Paranapiacaba, distrito de Santo André, no Grande ABC. Já em julho de 2016, o “Click a Pé” teve edição extra no bairro paulistano do Ipiranga, apresentada pela Stella Artois e Casa Rauric. Em um único dia, foram produzidas milhares de imagens com o cálice da cerveja belga inserido nos ambientes de um antigo convento. Desse montante, mais de 400 foram exibidas – em formato polaroid - no “Coletivo Stella Artois” (https://goo.gl/1ubTEu), que ocupou um palacete tombado em Campos Elíseos, entre 20 e 21 de julho, e teve a fotografia como tema. A proposta do evento foi reunir artistas que tenham deixado alguma história pela qual serão lembrados e transformar estes enredos em uma experiência para ser vivida ao vivo.
Mais sobre MARIANA ORSI (www.marianaorsi.com.br):
Mariana Orsi é fotógrafa de arquitetura e idealizadora do Click a Pé. A vocação para as lentes despontou no início da faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A formação acadêmica e a pós-graduação em Arquitetura Contemporânea pela Universidade Presbiteriana Mackenzie acabaram por nortear sua produção fotográfica. Além de projetos de arquitetura e interiores, também registra cenas urbanas e a relação do homem com a cidade. Seus ensaios estão nos principais veículos nacionais e internacionais da mídia especializada, como Architectural Digest, Urbana, Casa Vogue, Casa e Jardim, Casa Cláudia e Arquitetura & Construção, entre outros. Em 2015, criou o projeto de passeios fotográficos Click a Pé, que reúne por edição cerca de 300 pessoas. Em 2016, participou do Coletivo Stella Artois, apresentado o ensaio “Detalhes”, composto de fotos de um palacete localizado na esquina da Alameda Nothmann com Rua Guaianazes. Os cliques registram a luz natural que invade a residência entre o começo da manhã e o pôr do sol, suas variações de intensidade e o verde das jabuticabeiras centenárias do jardim ao redor. Também há as imagens que tomam emprestadas peças da cenografia do evento, forjando o diálogo entre a arquitetura clássica do palacete e o design contemporâneo de Felipe Potti para a Prototyp& Chão de Fábrica. E ainda as fotografias reveladoras de um outro morar, pontuado, por exemplo, pelas maçanetas rebuscadas e azulejos revestindo até o teto da cozinha, assim como o registro de detalhes ainda presentes na estrutura do casarão ou diluídos no contexto dos ambientes, que, vistos de tão de perto ou em perspectiva, podem ganhar do público outras representações e significados.
Título
Click a Pé percorre Vila Mariana em edição beneficenteTipo
EventoWebsite
Organizadores
De
04 de Junho de 2017 11:00 AMAté
04 de Junho de 2017 03:30 PMOnde
Museu Lasar SegallEndereço