- Área: 55000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Juan Francisco Vargas, Cristián Barahona
-
Fabricantes: Hunter Douglas, ALMET, CHC, Concret Doctor, GLASSTECH, MACSA, PERI, Protac, Sika, Tecpro
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Sede da Claro Chile está localizada em Santiago, Huechuraba, composta por seus escritórios gerais, áreas técnicas, estacionamentos e áreas de serviços. É um complexo conformado por dois corpos de características diferentes, para a rua de acesso, há uma torre de 11 níveis destinada a escritórios corporativos e na parte posterior, um edifício horizontal de 3 níveis para áreas técnicas.
Ambos os corpos estão conectados no nível do solo por um volume que emerge dos estacionamentos subterrâneos, separando o tráfego de pedestres da circulação dos carros. O volume é protegido da radiação solar por sombreadores de aço que permitem o crescimento vegetal, que diminuem as reflexões indesejadas de carros para os escritórios e, ao mesmo tempo, permitem maior flexibilidade de usos nesta área.
O edifício principal é uma adaptação da sede da Claro no México, projetada com proporções incomuns para o nosso país. Tem um modelo estrutural de 9x9 m. Com plantas de 3000 m². Com 4,40 metros de pé-direito. Esta é uma mudança completa na escala do projeto de um edifício onde 2800 pessoas trabalharão, exigindo espaços comuns com dimensões apropriadas para tal número de usuários.
A fim de evitar o superaquecimento por radiação, as fachadas de cada edifício foram projetadas com vidro de alto desempenho, incorporando silk-screen, junto a uma tela de proteção solar nas fachadas leste e oeste, composta por um sistema de peças W, dobradas em alumínio perfurado e que são autoportantes para cobrir a altura entre os pisos sem a necessidade de subestruturas intermediárias, permitindo uma visão clara entre interior e exterior
É necessário destacar o trabalho integrado entre empresas de fabricação e montagem para o projeto e implementação destes sistemas de fachada.