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Arquitetos: STUDIO11; STUDIO11
- Área: 190 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Dmitry Tsyrencshikov
Descrição enviada pela equipe de projeto. Se olharmos para a sociedade bielorrussa é possível encontrar muitos traços da era soviética ainda presentes. Isso está incorporado na maneira do pensar das pessoas e de seu estilo de vida, assim como o ambiente arquitetônico: o interior do metrô foi projetado nos anos 70 e 80, e as ruas estão repletas de edifícios modernos desta época. No entanto, a atitude com o significado desse fenômeno artístico é repleta de certo desdém. Essas especulações e o interesse pela estética do modernismo soviético e internacional nos levaram a pensar em criar um espaço que herda a tradição modernista local e demonstre seu significado estilístico.
O interior da empresa Vizor é uma reinterpretação do design e arquitetura soviética dos anos 70 e 80 e o foco aqui é atrair atenção pública para o valor estético desta corrente.
Os interiores são repletos de luz e de espaços livres. Os pisos e o teto vermelho no mesmo material são os elementos principais que moldam os interiores. O piso representa o espírito dos edifícios públicos soviéticos reinterpretados em uma padronagem de pequenos azulejos de diferentes formas geométricas. A entrada é projetada como um hall arredondado, executado com blocos de vidro na cor rosa claro. Além disto, a unidade da entrada também é ornamentada com uma sequência de plantas pendentes. Ao sair deste hall, o visitante se depara com uma inscrição bidimensional do nome da empresa feito em lâminas de latão; o estilo, a fonte e o material foram escolhidos baseados nas inscrições das estações subterrâneas soviéticas.
Nesta entrada está o eixo principal de todo o espaço. A perspectiva é enaltecida com as proporções das áreas de trabalho e o ritmo dos pendentes esféricos de iluminação. O efeito de tal método é quase sagrado. O painel central interno está localizado perpendicular a este eixo. Os módulos cerâmicos foram analisados em comparação com analogias e desenhados juntamente com a composição geral do projeto. Uma cobertura em dois tons diferentes complementa as paredes desta área. Uma das zonas é formada por partições baixas no estilo dos corrimãos modernistas de Le Corbusier.
As paredes do segundo espaço de trabalho recebem tratamento diferente, com painéis de madeira, assim como os revestimentos da cozinha, que possui alguns elementos de mobiliário escandinavo e composição abstrata da arte modernista do final do século passado. Os banheiros organicamente transmitem o espírito e modernidade dos anos 30. Também aqui estão elementos cerâmicos especialmente desenhados e cubas nas proporções ideais dos tempos soviéticos, que assim como o restante do projeto são uma reinterpretação da tradição de desenho e arquitetura original local.