O escritório Zaha Hadid Architects iniciou a construção de um novo empreendimento de 5,5 hectares em Bratislava, na Eslováquia. Conhecido como "Sky Park", o masterplan transformará um terreno abandonado, localizado em uma antiga região industrial da cidade, em um parque e comunidade de uso misto de 20 mil metros quadrados com mais de 700 apartamentos e 55 mil metros quadrados de escritórios e comércio.
ZHA foi selecionado como vencedor de um concurso para o projeto em 2010. O empreendimento preencherá uma lacuna muito necessária no mercado imobiliário da cidade, onde a maior parte do estoque habitacional existente se localiza em "paneláks", um tipo de bloco habitacional construído rapidamente em todo o país durante a escassez de habitação no pós-guerra.
"O Sky Park é uma ligação importante entre a cultura contemporânea, a natureza e a história recente de Bratislava", disse Patrik Schumacher, diretor do Zaha Hadid Architects.
No centro do terreno, a histórica usina de aquecimento Jurkovičova Teplárne projetada pelo arquiteto Dušan Jurkovič - que recentemente correu o risco de ser demolida - será preservada como um monumento cultural e reutilizada no projeto do Sky Park. Ao contrário de outras propostas do concurso, que apresentaram blocos perimetrais semelhantes a enclaves, o projeto de ZHA permitirá o acesso público ao local e ao parque histórico, permitindo que a área se torne parte integrante da comunidade vizinha. Outros equipamentos públicos incluirão um anfiteatro, playgrounds, áreas para piquenique, pistas de corrida, uma quadra poliesportiva e um pomar.
"O Sky Park é atualmente um dos projetos mais importantes da Penta, não só devido ao tamanho do investimento, mas também devido ao significado geral para a nossa capital, com seu conceito e solução de espaços públicos", comentou Jozef Oravkin, sócio da Penta Investments, incorporadora do projeto.
O projeto será construído em duas fases: a primeira contará com três torres residenciais e 4.200 metros quadrados de escritórios, enquanto que a segunda acrescentará uma torre corporativa, um pavilhão de restaurante e um estacionamento subterrâneo. Quase 60% dos apartamentos da primeira fase já foram vendidos.
A fase 1 do projeto tem conclusão prevista para o final de 2019.
Via ZHA.
Arquitetos
Localização
Bratislava, SlovakiaZHA Design
Zaha Hadid and Patrik SchumacherZHA Master Plan and Concept Design Project Architects
Jens Borstelmann and Thomas VietzkeZHA Project Director
Jim HeverinZHA Project Architect
Craig KinerZHA Project Team
Brian Dale, Javier Rueda, Evgeniya Yatsuk, Ganesh Nimmala, Theodor Wender, Irena Predalic, Moa CarlsonExecutive Architect
GFI a.s.Área
55000.0 m2Fotografias
Penta Investments