-
Arquitetos: Arkitekt August Schmidt, Arnstein Gilberg, Ina Samdal, Workshop NTNU-Trondheim; Arkitekt August Schmidt, Workshop NTNU-Trondheim, Arnstein Gilberg, Ina Samdal
- Área: 5 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: Kvismo / Benga Bruk
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma pequena sauna com vestiário e um espaço de descanso na fazenda de verão Leirhol em Vang, Valdres. Tem uma implantação primária de aproximadamente cinco metros quadrados e uma altura de aproximadamente quatro metros e meio.
Para o seu conceito principal, o projeto inspira-se na tipologia local "Kvern-hus", que é um moinho pequeno e tradicional em conjunto com um córrego ou rio, onde a água é canalizada dentro da estrutura de moinho para moer grãos.
O coração organizacional do projeto é a posição da sauna no topo do edifício. Assim, o nível inferior pode ser aberto e a sala que se forma no chão não é totalmente fechada nem totalmente exposta aos elementos, mas se relaciona com a água que se precipita embaixo da construção e as impressionantes vistas da montanha que podem são reveladas através da estrutura. O ar quente sobe para o topo, onde o revestimento interno e externo bloqueia outros elementos, garantindo uma experiência de sauna autêntica.
A ponte se estende através da fenda na rocha possibilitando que os visitantes atravessem o fluxo de água. A expressão completa do projeto é uma estrutura que se relaciona com os espaços altos e abertos entre as montanhas e a água que cai no vale abaixo.
O edifício foi projetado e planejado por um grupo de estudantes internacionais na NTNU no período de fevereiro a maio, culminando em um período de construção de duas semanas, no qual os alunos, juntamente com os professores e o proprietário, experimentaram os desafios de construir em um local remoto e aprenderam como resolver os problemas imprevistos que surgem quando os desenhos e a realidade estão em conflito. O edifício foi realizado em madeira, com estruturas esbeltas. A ponte foi construída a partir de elementos de madeira maciça, fabricados pelos estudantes in loco.
O proprietário estava interessado em uma estrutura que poderia beneficiar os arredores naturais do local, sua proximidade com trilhas de caminhada, para construir algo que possa ser apreciado por turistas e trabalhadores da fazenda tanto no verão como no inverno.