Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma residência unifamiliar localizada no animado bairro de South Austin. Como o cliente e futuro morador da casa também é o construtor, o processo projetual foi bem integrado e informado pelo processo de construção e detalhes.
O projeto propõe uma casa introvertida, centrada em torno de um pequeno e íntimo pátio que contém uma piscina e um jardim de cascalho com árvores de bordo japonesas. O desenho deriva de uma variedade de inspirações, das pinturas construtivistas de El Lissitzky ao Modernismo mexicano dos anos 50 e 60. A casa é vista como uma série de volumes e superfícies que estão em camadas e se cruzam, mas nunca coincidem. Isso tem o efeito de minimizar a presença da casa ao longo da paisagem urbana e criar uma série de pontos de vista estratégicos dentro e ao redor do edifício.
Uma vez que o cliente vem de uma família de construtores, seu desejo de utilizar um ofício de longa data dentro de sua empresa / família levou ao uso de paredes de concreto moldado in-loco, como um dos elementos principais da casa. Além disso, como uma das principais inspirações veio do modernismo mexicano (a esposa do cliente vem do México), isso gerou a forte ênfase no concreto vazado no local e na tipologia da casa do pátio - elementos centrais para esse estilo.
Para os interiores, estávamos interessados em incorporar vários tons de azul, através de azulejos, paredes pintadas e acabamentos, para ecoar o céu e a água presentes no pátio em torno do qual a casa é construída.