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Arquitetos: Centerbrook Architects and Planners
- Área: 2014 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Jeff Goldberg / ESTO Photographics, Derek Hayn
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Fabricantes: Acor, Bolyu, High Line, Bolyü, Draper, Dtnamic Closures, DuctSox Corporation, Goodfellow, Guardian Glass, Kawnee, Litelab, McGuire, Sika, Toto, VaproShield, WB McGuire, York
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício de Exposições Thompson foi projetado para Mystic Seaport, o Museu da América e o Mar, como um edifício principal para o campus de 19 acres sobre a orla do rio. O objetivo do projeto era transformar o extremo norte do porto marítimo para melhorar em grande medida a qualidade do espaço expositivo e oferecer uma experiência mais robusta durante todo o ano para os visitantes.
O edifício encontra-se no local onde se concentravam os espaços expositivos orientados ao interior do Seaport, e forma o novo Quadrilátero Galeria Donald C. McGraw. Esta área social, com vista panorâmica do rio Mystic, oferece um lugar atrativo para atividades que vão desde os shows ao ar livre, até piqueniques improvisados.
Além de uma galeria de exposições de 465 metros quadrados com uma cobertura alta para exibir barcos, o edifício conta com recepção de visitantes, além de espaços de eventos, uma pequena loja, uma cafeteria e varandas ao ar livre com vistas ao rio Mystic. O projeto também incorpora componentes de baixo consumo energético, calefação e refrigeração geotérmica.
O espaço flexível de exposição apresenta pés direitos e paredes altas para acomodar objetos desmontáveis de diversos tamanhos, além de instalações de todos os tipos, de embarcações de valor inestimável, obras de arte e programas educacionais localizados na galeria. A sala de reunião à beira do rio enfeita o lado oeste do edifício e pode ser reconfigurada para conferências, espaço da galeria adicional, ou programas educacionais, conferindo versatilidade ao novo edifício.
O projeto incorpora um envoltório na cobertura que permite aos visitantes desfrutar da configuração da orla do rio e servir como uma vista coberta ao verde do entorno.
Em geral, o edifício representa o que consideramos como "a geometria do mar" - a forma espiral da vida marinha, o movimento cinético das ondas do mar, o impacto das ondas na costa, a onda das velas e a saída de cascos de madeira. A madeira é o material ideal para essas intenções, já que pode contemplar economicamente um espaço com grandes vão conforme se formam geometrias orgânicas complexas.
A intenção geral era um volume estruturado de madeira que sugeriria uma arquitetura do interior do casco. Para apoiar uma grande varanda na borda norte, pilares de madeira e escoras dão o efeito dos mastros dos veleiros. Os cabos e tensores proporcionam detalhes ao redor da cobertura para completar o aparelhamento de um barco.
Para a estrutura do edifício, foram utilizadas vigas curvas de madeira laminada colada para apoiar as madeiras superiores de um barco à vela, os membros curvados que sugerem a forma de um casco. As terças de madeira entre essas peças trazem à mente as tábuas que formam a pele de um casco. A madeira especificada para os membros estruturais colados foi o abeto de Douglas pois era o tipo preferido dos construtores de barco da Nova Inglaterra depois da guerra civil, uma vez que as florestas ocidentais haviam sido abertas.
A forma geral do edifício também foi projetada para lembrar alguns fenômenos naturais, como as ondas movimentadas pelo vento e quebrando na praia. Em seu interior, as nervuras das vigas estruturais em cada extremo até a o piso sugerem a espiral das vértebras das criaturas marinhas.