- Área: 100 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Chalermwat Wongchompoo
-
Fabricantes: Cotto d'Este, Oregon, SCG, Trusol
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência é propriedade de Nun e Jea, localizada em Bangkok, a capital da Tailândia. Seu nome deriva dos objetivos de servir e representar o estilo de vida dos proprietários, além de representar suas iniciais.
O terreno de 400 metros quadrados está rodeado por outra residência unifamiliar que possui a parte frontal voltada para o sul, onde está a rua pública. Isto representa um desafio no desenho arquitetônico a fim de seguir o contexto de forma harmônica.
Devido ao fato de não haver muito espaço verde em Bangkok a maior preocupação do projeto era criar um espaço natural. Ao invés de ter um jardim na parte frontal desenhamos a forma da casa como um semi "U" e introduzimos a grama neste espaço íntimo. Sendo assim, ele pode ser utilizado para todas as atividades, em todos os cinco sentidos, especialmente para ver, ouvir e sentir: ver a grama e as árvores, escutar os sons da cascata e sentir a natureza desde dentro.
A grama do pátio posterior está conectada com o açude de peixes no centro. Tanto o jardim como o açude podem ser vistos através de cada espaço e do corredor desta residência, incluindo o nível superior.
Existem dois acessos principais da residência, um "corredor pedonal' que se conecta com a rua pública coberta pelo balanço da laje de concreto e o "acesso de veículos" que se conecta com o mesmo hall da entrada frontal. O pátio posterior também pode ser visto desde o hall de entrada na linha reta da inserção com o corredor, criando uma sequência de vistas através da porta sólida de madeira.
Tirar os sapatos e pendurar o guarda-chuva antes de entrada na residência é uma atividade obrigatória na cultura oriental, portanto, um longo banco com abertura embaixo para armazenar sapatos e elementos de madeira para pendurar os guarda-chuvas se integraram neste hall de entrada.
A residência esta orientada para o sul, a direção mais ensolarada durante o dia. As funções designadas neste espaço foram as de circulação, escada e área de serviço, enquanto a sala de estar, o refeitório e o dormitório principal foram colocados na parte noroeste, a área mais fresca da residência. Além disso, a fim de evitar a radiação solar direta, foram criadas persianas de madeira ajustáveis em todas as partes, especialmente na fachada frontal, que permite uma ventilação natural durante o fechamento. Ademais, a cobertura com uma laje de concreto plana e telhas asfálticas não somente previnem o derramamento da água da chuva como também ajudam a proteger do calor já que há um vão entre as duas camadas da cobertura que atua como um isolamento.
Dentro da residência, o pé-direito duplo da sala de estar cria um espaço arejado que também é visto desde o corredor do primeiro pavimento. Ele também está vinculado com o refeitório utilizando diferentes tipos de pisos e porta de vidro dobrável com a função de dividir espacialmente mas manter a permeabilidade visual.