O ENEA, que acontece de 4 a 11 de agosto em Goiânia – GO, é o maior e mais importante espaço de articulação estudantil promovido pela FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) dentre os diversos Encontros, Conselhos e Seminários realizados anualmente pela Federação, em âmbito nacional e regional. Através de atividades teóricas e práticas o Encontro proporciona ao estudante um acúmulo de debate, conhecimento e troca de experiências em âmbito nacional que fortalece a reflexão acerca das diversas problemáticas das cidades brasileiras, do ensino e da prática profissional de arquitetura e urbanismo frente ao atual contexto sociopolítico, a conjuntura do território e sua identidade cultural. Tem papel fundamental na construção e estruturação do movimento estudantil de arquitetura e urbanismo, aglutinando centenas de estudantes, dezenas de entidades de base e coletivos em torno de pautas comuns, refletindo na mobilização local das mesmas em suas cidades e faculdades.
DA UTOPIA PLANEJADA À CIDADE MERCADORIA
Aos 83 anos, Goiânia já compartilha das mesmas patologias urbanas presentes nas mais antigas metrópoles do país. Falta de acessibilidade e mobilidade urbana, crimes ambientais, gentrificação e uma enorme desigualdade socioespacial são algumas das consequências de um modelo de cidade movido desde o princípio pelo capital principalmente imobiliário, contrariando as intenções do projeto urbano proposto pelo então urbanista Attilio Corrêa Lima. A utopia modernista e eurocêntrica não foi capaz de ultrapassar tanto as barreiras econômicas e culturais do sertão goiano, quanto a falta de interesse dos gestores em seguir qualquer planejamento que proporcionasse uma expansão organizada e democrática da cidade.
A partir da conjuntura nacional histórica e atual, tomando o panorama urbano goianiense como referencial o XLI ENEA propõe, através de uma abordagem interseccional, explorar e aprofundar em âmbito nacional o debate sobre a cidade e suas diversas vertentes, sob a ótica de seus principais personagens. Desde questões como o planejamento, a expansão e as políticas urbanas até às manifestações, intervenções e relações entre indivíduos na cidade, a temática geral se destrincha em 9 eixos interligados e inseridos numa ordem cronológica no intuito de se compreender o passado para entender e analisar o presente e propor soluções para o futuro:
1. PLANEJAMENTO E POLÍTICAS URBANAS NO BRASIL: Análise histórica e o panorama atual
2. CAMPO E CIDADE: Conflitos históricos entre espaços rurais e urbanos
3. EXPANSÃO URBANA E DÉFICIT HABITACIONAL: Os impactos da máquina do crescimento
4. GENTRIFICAÇÃO X RESISTÊNCIA: Especulação imobiliária frente a resistência popular
5. ESPAÇO INTRA-URBANO: Controle e segregação socioespacial
6. INSTRUMENTOS URBANÍSTICOS: Da teoria à realidade
7. DIREITO À CIDADE E PARTICIPAÇÃO POPULAR: Como democratizar a produção do espaço
8. CIDADES COLABORATIVAS: Do pensamento global à prática contextualizada
9. SUSTENTABILIDADE URBANA: Implantação de novos modelos de cidade no Brasil
Confira mais detalhes no Caderno de Eixos Temáticos: https://issuu.com/eneagoiania/docs/eixos_tem__ticos_eneagyn
ATIVIDADES
O projeto político do ENEA parte do entendimento de que as pautas e os debates propostos não se restringem ao campo da arquitetura e urbanismo, permeando diversos aspectos da urbanização das cidades e da organização da sociedade. Sendo assim, as palestras e mesas plenas contarão com alguns dos maiores e mais representativos nomes não só da arquitetura e urbanismo como da geografia e da sociologia no Brasil. Ermínia Maricato, Raquel Rolnik, Eduardo Nobre, Lúcia Leitão, Nabil Bonduki, Carlos Vainer, Ana Fani e Aldo Paviani estão entre os confirmados, além de representantes de coletivos e movimentos sociais importantes como o Movimento Ocupe Estelita, do Recife, o Coletivo Bela Rua, de São Paulo e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Para real compreensão do processo, é fundamental conhecer de perto a realidade da cidade e as problemáticas debatidas. Através de diversas atividades em regiões distintas que vão do centro a periferia, os participantes poderão vivenciar parte do cotidiano e dos contrastes de Goiânia. Além de derivas, debates e dinâmicas coletivas no espaço público, estão previstas micro intervenções urbanas participativas, com a ajuda de alguns EMAUs e dos próprios moradores locais. Na Cidade FeNEA, como é carinhosamente apelidado o local do Encontro, serão ministradas mais de 50 oficinas propostas pelos estudantes, que vão desde um cine debate a construção de mobiliário com bambu e madeira. Para todos os gostos!
Voltando ao campo mais teórico, mais de 20 trabalhos serão expostos e apresentados no Congresso de Trabalhos Finais de Graduação (COTF), no Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo (CICAU), no Congresso de Extensão em Arquitetura e Urbanismo (CEAU), na Mostra Acadêmica e no Pitaco no Projeto Alheio (PIPA). Valorizando e enaltecendo a importância da extensão na Arquitetura e Urbanismo, os Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) apresentarão sua produção na Mostra EMAU.
Em meio a todas essas atividades, terão ainda os espaços específicos de articulação das entidades de base da FeNEA: os CAs, DAs e EMAUs. Além de rodas de conversa abertas sobre algumas das pautas mais pertinentes a FeNEA e a sociedade, como “Criminalização e Antiproibicionismo”, “Minorias no espaço urbano” e “Trabalho e Ensino”, com a participação de membros da sociedade civil e dos coletivos da FeNEA (Antiproibicionista, Negritude, Mulheres e LGBTQ).
A FeNEA
A Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo é uma entidade pública sem fins lucrativos, sem filiação partidária, livre e independente de órgãos públicos e privados. Congrega mais de 90 mil estudantes de graduação de todo o país e os representa perante órgãos governamentais e entidades da área. A FeNEA tem origem nos primeiros grêmios fundados no país. Consolidada em 1982 vem promovendo, desde então, espaços de discussão sobre Arquitetura e Urbanismo em suas mais diversas vertentes interdisciplinares, as condições de ensino, o papel da Universidade e mesmo a conjuntura político-social brasileira, além de congregar e ampliar a participação dos estudantes, cidadãos e futuros profissionais na busca de uma formação criativa, inovadora, solidária, coletiva, humana e comprometida com as questões político-sociais.
Para mais informações sobre o Encontro e como participar, acesse o site (eneagyn.com.br) e as redes sociais do ENEA:
facebook - facebook.com/eneagyn2017
instagram - @eneagyn
Dúvidas? Envie para eneagoiania@gmail.com
Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.
Título
ENEA GOIÂNIA - XLI Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e UrbanismoTipo
EventoWebsite
Organizadores
De
04 de Agosto de 2017 12:00 PMAté
11 de Agosto de 2017 12:00 PMOnde
Aldeia das Flores Eventos, GO-070, Parque Maracanã, Goiânia-GOEndereço