-
Arquitetos: Graham Baba Architects
- Área: 4650 ft²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Lara Swimmer
-
Fabricantes: Amarr, CrystaLite Inc, ELEVATE, Kawneer, Redbuilt
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira metade do século XX foi um tempo de crescimento e dignificação para o centro de Yakima. Os presidentes Roosevelt e Taft visitaram o emergente centro agrícola onde a rua principal era ocupada por fontes, grandes teatros e edifícios de tijolo e alvenaria de vários pavimentos. Em meados do século, no entanto, a maioria dessas estruturas haviam sido demolidas para dar espaço a estacionamentos, já que as empresas lutavam para manter o interesse do centro e, com isso, os residentes deslocavam-se para os subúrbios.
Uma família local com vínculos com o patrimônio agrícola da região tentou ir na contramão desse declínio combinando seu interesse pelos alimentos a seu desejo de ajudar na revitalização do centro de Yakima. Escolheram um lote no centro da cidade e criaram um restaurante e um bar com comida e bebida típicas locais, pondo em marcha seu sonho. Dede do uso honesto do projeto com materiais que celebram o vernáculo agrícola e até as sinergias resultantes da implantação estratégica, o projeto proporciona uma necessária renovação cívica.
Os dois elementos do projeto - restaurante e bar - foram concebidos como estruturas diferentes, mas conectadas, que se entrelaçam onde se encontram. O Bar Icehouse, uma estrutura de concreto vinculada à borda da calçada, mantém a fachada da rua estabelecida pelos edifícios históricos existentes. A cozinha, essencialmente um pavilhão de estrutura em madeira e paredes de vidro, está recuada em relação à calçada para abrir a esquina através de uma pequena praça com assentos para o restaurante.
O restaurante é elegante, mas tem uma estética acessível, com o refeitório e a área de cozinha, tudo sob uma mesma cobertura para por a preparação dos alimentos no centro do cenário. O assento circundante permite observar os cozinheiros trabalhando. Envolta nos três lados por grandes janelas, o salão se abre ao bairro, visual e simbolicamente, fundindo a atividade interna com o bairro do lado de fora. O sistema estrutural é aparente, algo típico dos edifícios vernaculares agrícolas de toda a região. Uma sala de jantar informal na parte posterior do restaurante se conecta a uma praça pública através das portas da garagem, gerando um pátio protegido para as refeições de três estações.
O bar é um ambiente com características marcantes, o que enfatiza os materiais naturais e reutilizados. Uma claraboia localizada sobre o bar banha a parede com luz natural. Pinças de gelo antigas sustentam cubos de vidro cobertos com uma fonte de luz, iluminando o vidro de dentro e criando um efeito de luz aquoso sobre o bar. Uma porta de aço e vidro giratória descentralizada fornece o acesso entre o bar e o acesso do bar exterior.
A cozinha e o bar estão separados por uma parede de concreto pontuada por uma série de ventilações verticais. As grades de ventilação criam interessantes jogos de luz e sombra e oferecem vistas a cada local. As vigas deslizam através das grades de ventilação para materializarem o gesto unificador entre os lugares. Elas também servem como suportes para luzes personalizadas feitas com panelas antigas, fazendo referência à indústria de frutas da região.
A materialidade do projeto remete à agrícola vernacular do vale e destaca a honesta beleza dos materiais utilizados em seu estado natural mesmo que degradado. As tábuas utilizadas como fôrmas de concreto reformadas e a coragem foram usadas como tetos e paredes especiais, incluindo a parede atrás do bar. Guarda-sóis e iluminação exterior suspensa em postes de madeira angulados, como os utilizados para estacar frutas ou parreiras, são outra marca do patrimônio agrícola da região que complementam a transição do edifício à cidade.
O projeto Cowiche estimulou a transformação de um estacionamento municipal adjacente em uma nova praça central da cidade. Essa foi pensada para transformar-se na peça central de um esforço de revitalização urbana ainda maior.
Descrição do produto. As paredes de concreto e estrutura de madeira aparente remetem à arquitetura vernacular agrícola do vale de Yakima. A caixa de concreto que abriga o bar Icehouse mantém o bar separado do restaurante ao mesmo tempo que ancora todo o edifício ao lote e ao contexto dos edifícios adjacentes. As paredes de concreto também apoiam a estrutura de madeira para que ela possa flutuar sobre o solo e criar o volume aberto do restaurante.