Um concurso para a transformação de um antigo cemitério em Nikea, a oeste do centro de Atenas, foi vencido pelo escritório grego Topio7, com uma proposta que cria um parque público revitalizado como resultado de "uma osmose mútua entre o parque e a cidade" . Uma série de zonas de transição verdes - "o limite elástico" - são utilizadas para enquadrar uma viagem de procissão da agitação da cidade até a calma da paisagem do parque.
Destacando a importância do uso anterior do local, os arquitetos explicam que o "principal objetivo do projeto é a criação de um espaço público aberto e acessível, um parque urbano contemporâneo com caráter ecológico-bioclimático, com ênfase especial na dimensão social e na memória do terreno".
Anteriormente inacessível ao público, a renovação é baseada em uma série de zonas circulares, conectando o passeio e as praças no perímetro até o coração do parque. Aqui, uma clareira oferece áreas de repouso e locais de recreação, bem como um restaurante embutido com uma fachada de aço corten, que oferece vistas de um prado de sua cobertura acessível.
Seguindo os mesmos eixos lineares do cemitério original, os passeios primários do parque são compostos por paralelepípedos e juntas verdes, cobertas de flores selvagens. As zonas ajardinadas são fundamentais para o projeto, e incluem uma praça da Igreja, um anfiteatro embutido, jardins mediterrânicos, clareiras de árvores frutíferas e uma zona úmida. A fauna, as árvores e as fontes de água foram preservados, complementando novas plantações que se combinam para criar um filtro de vegetação.
As zonas verdes de transição elásticas oferecem novos usos para o espaço, como uma conexão contínua com o tecido urbano. Campos esportivos, parques infantis, ginásios ao ar livre, áreas de piquenique, trilhas para mountain bike e uma pequena fazenda são potenciais programas que podem ser implementados, além de quiosques de madeira leves para serviços de informação e bazares ao ar livre.
Uma trilha para caminhar, correr e andar de bicicleta serpenteia entre as zonas verdes, permitindo que os usuários experimentem as diversas áreas do parque de diferentes maneiras.
Notícia via: Topio7 Architects.
Arquitetos
Equipe de Projeto
Katerina Andritsou, Panita Karamanea, Thanasis PolyzoidisÁrea
4600.0 m2Ano do projeto
2016Fotografias
Cortesia de Topio7 Architects
Parque em Istambul permite os visitantes caminharem pelas copas das árvores
Em Istambul, uma cidade com poucos espaços verdes existentes, o studio DROR propôs algo radical - um parque cheio de intervenções inovadoras como forma de incentivar a experiência coletiva e o convívio.