- Área: 5267 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ramiro Sosa
-
Fabricantes: Amato, Baraldi, Belardinelli, Inelge, Obring S.A, Stamatti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Edifício residencial localizado no centro da cidade de Rosario, Argentina, a poucas quadras do rio Paraná.
A sua localização foi decisiva para o projeto, há uma busca intensa para atingir a maior altura possível, emergindo como uma torre para aproveitar as vistas da cidade, do rio e das ilhas.
O edifício se abre para o norte, favorecido pela presença de casas baixas, ele possui uma melhor iluminação, ventilação e vistas. Ao sul, o edifício de onze pavimentos, altura máxima permitida na área, combina sua altura com um primeiro volume.
Dois outros volumes são gerados com mais cinco pavimentos cada. Toda a largura do terreno é ocupada pelo volume principal de vinte pavimentos, recuado a 17 metros da rua, gerando um pátio aberto que dá uma melhor qualidade à entrada. Também foi criada uma área arborizada integrada ao bairro com extensões verdes, gerando um novo canto urbano dentro do bloco.
O uso do concreto resolve a estrutura e o envelope integralmente, alcançando uma arquitetura com forte expressividade e um envelhecimento nobre.
As vigas perimetrais são invertidas e funcionam como trilhos ou parapeitos para fortalecer o diálogo entre o espaço interior e exterior. Também não há elementos estruturais limitantes, dando grande flexibilidade aos apartamentos.
O teto de concreto é visto como o plano principal que dá continuidade entre o interior e o exterior, e é transformado em parapeito da varanda superior, formando assim um pedaço de concreto visível a partir da rua e da cidade.
O edifício é composto por unidades de diferentes tipologias - todas com varandas que criam um espaço contínuo com os interiores - e também incorpora o uso de terraços verdes com irrigação artificial.
35% da área total do terreno é destinado a terraços verdes que funcionam como retardantes pluviais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.